Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/66599

TitleSistema de monitorização de transportes urbanos utilizando SNMP
Author(s)Zenha, Miguel Gomes
Advisor(s)Dias, Bruno
KeywordsSNMP
Localização automática de veículos
Informação em tempo real
Transportes de passageiros
Automatic vehicle localization
Real time data
Public transports
Issue date2019
Abstract(s)As empresas do sector dos transportes públicos têm procurado introduzir novas tecnologias e aplicações com o objetivo de melhorar o serviço disponibilizado aos passageiros. Neste sentido, os operadores deste tipo de serviço têm investido no aumento da segurança e conforto do passageiro, na diversificação das funcionalidades disponibilizadas, no acrescento de novos destinos ou paragens e na eficácia do cumprimento de horários planeados, entre outros. Do lado das tecnologias de informação, uma das funcionalidades que mais tem recebido atenção é o sistema de informação e monitorização acessível aos utilizadores. Enquanto uma parte substancial da informação mantida por estes sistemas é atualizada pouco frequentemente, podendo ser, inclusive, denominada de informação de carácter fixo, os dados utilizados no sistema de monitorização devem ser atualizados o mais frequentemente possível. Mas, o objetivo de aumentar a qualidade do serviço de informação prestado melhorando a qualidade da monitorização do sistema, implica, em geral, custos elevados. No planeamento e construção de sistemas e aplicações de informação para monitorização de serviços de transporte de passageiros numa escala urbana ou regional, a escolha do tipo de infra-estrutura que torna possível obter, processar e utilizar os dados em tempo real, ou com frequência funcionalmente útil, é, assim, fulcral. Uma má escolha das tecnologias associadas e dos sistemas que integram o serviço, podem tornar os custos inerentes à sua implementação no terreno insustentáveis e podem comprometer seriamente a sustentabilidade das empresas do ramo. O presente trabalho começa com um estudo aprofundado das várias soluções e tecnologias já existentes no mercado, analisando-as criticamente. Desse estudo resultou o desafio de conceber uma proposta dum sistema aplicativo integrado de gestão de informação que disponibiliza ferramentas para a gestão, optimização e administração do serviço de transportes públicos com base em tecnologias normalizadas, abertas e de sem custo de utilização. A solução desenhada, que se pretendeu modular e escalável, consiste num sistema integrado baseado inteiramente no protocolo Simple Network Management Protocol (SNMP) e que combina aplicações informáticas com a capacidade de obter dados em tempo real dos veículos e também disponibilizar informação diferenciada aos diversos intervenientes do sistema (passageiros, gestores, motoristas). Após a implementação e teste dum sistema completo de aplicações protótipo, fica provada a efetividade funcional da arquitetura proposta. Sendo esta solução modular e baseada numa tecnologia normalizada e aberta e de utilização livre de direitos de autor, espera-se, em consequência, que também seja eficaz no que concerne a eventuais custos de implementação e adoção no mundo real.
Public transportation companies have been searching for new technologies and applications with the goal of improving the service available to its passengers. In this regard, the operators have invested in the increase of the passenger safety and comfort, diversification of available features, the addition of new destinations or stops, and mostly on the efficiency and compliance of timetables, among others. When it comes to information technologies, one of the features which has been given more attention is the information system and the monitoring available to users. While a substantial portion of the information kept by these systems is infrequently updated, which can even be called fixed nature information, the data used in the monitoring systems must be updated as often as possible. However, enhancing the service quality and delivering real time information to the users usually implies huge costs. When planning and building systems and applications to monitor public transport services at a urban or regional scale, the decision on which infrastructure a company will have to invest in order to obtain and process real time data is crucial. Besides, a wrong choice regarding the associated technologies and systems that assemble the service, combined with the involved implementation costs can seriously compromise the company sustainability in the market. The present work starts with an in-depth study of the different solutions and technologies that we encounter on today’s market, critically analyzing them. From that study, the challenge of conceiving an integrated information management system arose. It provides management tools, optimization and administration of the public transport services based on normalized technologies, open-source and usage costs free. The designed solution, modular and highly scalable, consists in a system entirely based on the Simple Network Management Protocol (SNMP) which combines applications with the ability to attain real time data from the vehicles and therefore provides differentiated information to the various users (passengers, managers, drivers). After implementation and testing the complete prototype applications, the proposed architecture has been proven to be effectively functional. Being a modular solution based on a normalized, open source and free of copyright rights technology, it is consequently expected to be also effective in terms of eventual implementation costs and adoption in the real world.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66599
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miguel Gomes Zenha.pdf16,31 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID