Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6692

TítuloUm olhar sobre os hábitos alimentares e de lazer de jovens adolescentes
Autor(es)Carvalho, Amâncio
Rodrigues, Vitor
Carvalho, Graça Simões de
Gonçalves, Artur
Palavras-chaveHábitos alimentares
Hábitos de lazer
Data16-Mai-2007
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC)
CitaçãoPEREIRA, B. ; CARVALHO, G. S. ; PEREIRA, V., ed. lit. – “Novas realidades, novas práticas : actas do Seminário International de Educação Física, Lazer e Saúde, 3, Braga, Portugal, 2007” [CD-ROM]. Braga : Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 2007.
Resumo(s)A adolescência constitui um período de considerável risco para a saúde, mas também um período favorável ao desenvolvimento de intervenções significativas de Educação para a Saúde (Ginzberg, 1991). Por sua vez, a escola é o local, por excelência, onde essas intervenções poderão ter lugar (Carvalho, 2002). Trata-se de um estudo descritivo e transversal, integrado num projecto mais vasto, cujo propósito é caracterizar o estilo de vida de alunos do 2º 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Pretendeu-se caracterizar os hábitos alimentares destes jovens bem como a percepção que têm da sua actividade física, do seu lazer, das suas horas de sono bem como dos seus problemas de saúde. Os dados foram recolhidos através de um questionário on line, desenhado para o efeito, tendo sido garantido o anonimato. No tratamento de dados recorremos ao SPSS. Verificou-se que os factores de risco para os jovens do sexo masculino são essencialmente o consumo de refrigerantes e de insuficiente horas de sono, enquanto que para as jovens os riscos para a saúde são especialmente a reduzida actividade física, incluindo os hábitos de lazer pouco activos. Uma vez conhecidos os comportamentos de saúde e de risco, formular-se-á uma proposta de intervenção em meio escolar, no âmbito da Educação para a Saúde, que possa ajudar estes jovens a realizarem o seu projecto de vida, de forma mais saudável e entusiasta.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6692
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Habitos alimenentares.pdfArtigo191,22 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID