Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66927

TítuloChatbot for digital marketing and customer support: an artificial intelligence approach
Autor(es)Vaz, Humberto João Alves
Orientador(es)Mendes, Rui
Anjo, Ana
Palavras-chaveChatbot
Artificial intelligence
Machine learning
Data2019
Resumo(s)Human interaction with machines has never been so frequent as nowadays. In order to reduce the redundant workload of a human being that answers repeated and trivial questions regarding customer support on a digital marketing website, this work has the purpose of replacing this tedious job with an informatics tool, a dialogue tool. A dialogue tool like a Chatbot that could handle customer support to a digital marketing website, provides the opportunity of placing human resources on ”non mechanical tasks”. Given that Chatbots exchange messages directly with customers, they could collect required protocol information in all the interactions. In spite of the possibility of needing human assistance, he will not need to ask these standard questions and will improve its efficiency. By automating these required dialogues to answer questions about certain products, that would otherwise be responded by a human, the organizations will have the opportunity to place human resources in another sectors that are not so easily automated.
A interação humana com máquinas nunca foi tão frequente como nos dias de hoje. Com a intenção de reduzir a quantidade de trabalho de um ser humano que receberia ao responder a questões triviais e repetidas no que diz respeito a Suporte ao Cliente, este trabalho tem o propósito de substituir um trabalho entediante por uma ferramenta informática, uma ferramenta que possibilite o diálogo entre o cliente e o serviço de suporte. Uma ferramenta como um Chatbot que poderia fornecer suporte ao cliente num website de marketing digital iria providenciar às empresas a oportunidade de alocar trabalhadores para tarefas ”menos mecânicas”. Dado que os Chatbots trocam mensagens diretamente com os clientes, estes podem recolher informações que são sempre necessárias e protocolares em todas as interações. Assim sendo, mesmo que este diálogo requira possivelmente um ser humano, este irá prescindir de fazer estas perguntas padrão, melhorando assim a eficiência deste trabalho (Suporte ao Cliente). Ao automatizar diálogos necessários para responder a questões acerca de produtos que, de outra forma seriam respondidas por um ser humano, as organizações estarão a poupar tempo e dinheiro que podem ser aplicados noutros sectores menos propícios a serem automatizados.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Computer Science
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66927
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Humberto-Joao-Alves-Vaz.pdf3,83 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID