Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/67081
Título: | Aprender a Envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior |
Autor(es): | Fernandes, Daniela Rosário S. Oliveira, Clara Costa |
Data: | Mai-2018 |
Resumo(s): | As universidades seniores surgiram sobretudo pós-revolução em Portugal, mas têm vindo a aumentar, em concordância com o envelhecimento demográfico e o aumento de literacia da população. Apresentamos um projecto de intervenção comunitária com um gupo (25; idades: 49-80) em uma destas instituições, em meio rural. Compreendemos o envelhecimento como um processo inerente ao ser humano, aportando sabedoria e experiência potenciados no presente, e não como a etapa do fim da vida, afastando-nos de perspectivas idadistas. Após análise diagnóstica (formal e informal) de interesses e necessidades da população, foram delineadas com o grupo as actividades e objectivos a concretizar, e a avaliar/ajustar continuamente. Os objectivos gerais foram: Incentivar a capacitação dos educandos para uma melhor qualidade de vida; desenvolver competências sociais, culturais e pessoais; facultar-lhes novas experiências e aprendizagens; incitar à arte, à cultura e à educação cívica. Apresentamos as atividades do projeto e seus resultados, vinculados a uma perspectiva de investigação-acção complexa. As oficinas temáticas são ExpressArte: Atividades de Expressão (danças circulares; expressão corporal e emocional; pintura); Ludicidade (jogos tradicionais e de tabuleiro); Visitas Culturais; Educação para a Saúde (segurança e acidentes domésticos; primeiros-socorros); Intergeracionalidade (danças cirulares; Jogos tradicionais vs jogos modernos). |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/67081 |
ISBN: | 978-989-98174-9-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprender a Envelhecer.pdf | 808,1 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |