Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/67166

TitleCinemas chineses: China continental, Taiwan e Hong Kong: questões sobre nacionalidade e identidade
Author(s)Santos, Fernanda Aguiar Ribeiro Oliveira
Advisor(s)Lam, Sun
Cunha, Paulo
KeywordsCinema nacional
China
Taiwan
Hong Kong
Identidade
Nacionalidade
Identity
Nationality
国家电影
中国大陆
台湾
香港
身份
国籍
Issue date2020
Abstract(s)A multiplicidade e diversidade étnica, cultural, linguística, histórica e política dos territórios chineses tornam impossível a tarefa de definir o cinema chinês como coeso e fechado. No caso chinês, as diferenças a nível regional e local, quer motivadas por diferenças étnicas, culturais e linguísticas, quer motivadas por questões históricas e políticas, ou até por uma combinação das duas, aliadas à crescente internacionalização e globalização dos meios de produção, distribuição e exibição da indústria cinematográfica, desafiam a verosimilhança do modelo nacional e motivam uma abordagem transnacional. O caso do cinema chinês é especialmente pertinente para este debate por ser possível distinguir três cinemas nacionais distintos. O presente trabalho centra-se no estudo dos vários cinemas chineses, nomeadamente, o cinema da China continental, o cinema de Taiwan e o cinema de Hong Kong, através da análise da obra de Zhang Yimou, Hou Hsiao-hsien e Wong Kar-wai. Partindo dos conceitos de nação e estado, indispensáveis às noções de identidade e nacionalidade, bem como das abordagens teóricas do cinema nacional e do cinema transnacional, pretende-se examinar as especificidades dos vários cinemas chineses que os distinguem entre si, invocando uma história, uma identidade e uma nacionalidade distintas.
The ethnic, cultural, linguistic, historic, and political multiplicity and diversity of the Chinese territories make the task of defining Chinese cinema as cohesive and closed impossible. In the case of Chinese cinema, the local and regional differences, whether ethnical, cultural and linguistic, whether historic and political or even a combination of the two, together with the internationalization and globalization of production, distribution and exhibition practices and methods, challenge the verisimilitude and the pertinence of the national model while demanding a broader approach – a transnational approach. Since it can be subcategorized in three distinct national cinemas, namely, the cinema of mainland China, the cinema of Taiwan, and the cinema of Hong Kong, Chinese cinema is particularly relevant for this debate. The present study focuses on the various Chinese cinemas, through the analysis of the works of Zhang Yimou, Hou Hsiao-hsien, and Wong Kar-wai. From the concepts of nation and state, indispensable for understanding the notions of identity and nationality, and the theoretical approaches of national cinema and transnational cinema, the present study aims at examining the specificities of the various Chinese cinemas that make them distinguishable, and how each one invokes a distinct history, identity and nationality.
中国的领土、民族、文化艺术、语言、历史和政治的多样性与差异性使中国电影的一致性与封闭性成为不可能。中国电影本土和地区的差异,无论从以上的角度,还是从电影的制作、传播和展示方法的国际化和全球化角度,正越来越多地质疑国家电影的典型性,针对性和相关性。 现今的电影评论需要一个更广泛的典型 —— 一个跨域化的典型。正因为中国电影分为三个不同的类别,即中国大陆电影、台湾电影和香港电影,所以中国电影对跨域化电影类型的分析有着特别的意义。 本篇论文选择了张艺谋、侯孝贤和王家卫的影片为典型案例,对这三类电影加以分析。从民族电影和国别电影的概念为依据、以文化身份、地域概念以及国际化电影的理论框架为参照,本论文试图分析中国不同类型电影的特殊性,以及每部电影如展现各自不同的历史、身份和民族特征。
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português / Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67166
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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