Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67344

TítuloO ensino do português como língua estrangeira em Roma
Autor(es)Lourenço, Lucas Amaral
Orientador(es)Silva, Marie Manuelle
Palavras-chaveEnsino de línguas
Glotodidática
PLE
Português língua estrangeira
COVID-19
Language teaching
Language education
Portuguese foreign language
Data2020
Resumo(s)O presente relatório de foi escrito no âmbito do Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue a partir de um estágio realizado no Centro Linguístico di Ateneo da Università degli Studi di Roma Tre e no Dipartimento di Lingue, Letterature e Culture Straniere da mesma universidade, localizada em Roma, Itália, entre os dias 02/03/2020 e 29/05/2020. O meu trabalho consistia no ensino de língua portuguesa a estudantes italiano principiantes (nível A1) no centro linguístico e no acompanhamento do Professor Doutor Gian Luigi De Rosa às suas aulas no departamento de línguas da universidade. O estágio coincidiu quase totalmente com o período de quarentena devido à emergência do COVID-19, durante o qual as aulas tiveram de realizar-se à distância. O presente tratará, pois, não somente dos desafios do ensino da língua portuguesa, como também das soluções para fazê-lo de forma telemática. Além de ensinar e assistir às aulas, tive também a oportunidade de realizar um grupo de conversação online e fiz a transcrição de vídeo-verbetes para o professor De Rosa sobre análise do discurso. Tive também aulas de italiano, que usaram outra modalidade de ensino à distância.
This report was written as a part of a Master’s degree in Translation and Multilingual Communication, after an internship at Centro Linguistico di Ateneo of the Università degli Studi di Roma Tre and at Dipartimento di Lingue, Letterature e Culture Straniere of this university, situated in Rome, Italy, between 02/03/2020 e 29/05/2020. My work consisted in teaching Portuguese language to Italian students at beginner level (A1) at the languages centre, and in accompanying Professor Gian Luigi De Rosa in his lessons at the department of languages of the university; The internship was almost entirely coincident with the lockdown following the COVID-19 outbreak in Italy, during which all courses had to be held through distance teaching. This report will thus address not only our challenges on language teaching, but also on adapting to do it through computer tools. Besides teaching and watching classes, we also had the opportunity to host a conversation group in Portuguese for university students, and to transcribe some videos for Professor Gian Luigi De Rosa about discourse analysis. I also attended Italian classes, which had another take on computer-assisted teaching.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67344
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lucas Amaral Lourenço.pdf3,5 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID