Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67379

TítuloOlhares dos professores sobre o valor pedagógico do humor para ensinar
Outro(s) título(s)Teachers' views on the pedagogical value of humor to teach Mathematics
Autor(es)Menezes, Luís
Viseu, Floriano
Flores, Pablo
Palavras-chaveHumor
Matemática
Ensino
Perspectivas dos professores
Humour
Mathematics
Teaching
Teachers' perspectives
Data2019
EditoraUniversidade da Coruña
Resumo(s)Este estudo foca as perspetivas de professores sobre o humor para ensinar Matemática. Em particular, procura dar resposta às questões: O que se passa na escola com o humor, especificamente no ensino da Matemática? Os professores consideram que têm sentido de humor e apreciam o sentido de humor nos outros? Reconhecem o valor educativo do humor no ensino e na aprendizagem da Matemática? Que funções associam ao humor instrucional e que conhecimento didático revelam na sua justificação? Para lhes responder, foi construído e aplicado um questionário com questões de resposta aberta e de resposta fechada. Os dados recolhidos junto de 601 professores de Matemática portugueses, de todos os níveis de ensino, revela que estes consideram que têm sentido de humor e apreciam-no nos outros, reconhecem o valor pedagógico do humor para ensinar Matemática e dizem usar, com regularidade, o humor para ensinar. Convidados a comentar uma tira humorística sobre Matemática, relevam as suas potencialidades didáticas, destacando a sua função cognitiva, mas também as afetiva e comunicativa. Na justificação das suas opções sublinham o conhecimento didático relativo à Matemática, combinado com o da prática letiva.
This study focuses on teachers' perspectives on humor to teach mathematics. In particular, it seeks to answer the questions: What happens at school with humor, specifically in the teaching of mathematics? Do teachers consider that they have a sense of humor and appreciate the sense of humor in others? Do teachers recognize the educational value of humor in teaching and learning mathematics? What functions do they associate with instructional humor and what didactical knowledge do they reveal in their justification? To answer these questions, a questionnaire, with open and closed questions, was constructed and applied. The data collected from 601 Portuguese mathematics teachers, at all levels of education, reveals that teachers consider that they have a sense of humor and appreciate it in others, recognize the pedagogical value of humor to teach mathematics, and say they use, regularly, the humor to teach. Invited to comment on a humorous strip about Mathematics, they manifest their didactic potential, highlighting their cognitive function, but also the affective and communicative. In the justification of their options they reveal didactic knowledge regarding Mathematics, combined with the knowledge of the practice.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67379
ISBN978-84-9749-726-8
Versão da editorahttps://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/23486
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Actas_XVCongres_menezes_viseu_flores.pdf544,6 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID