Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67391

TítuloFormação de professores da Educação Básica: um estudo sobre a contribuição das singularidades dos docentes
Autor(es)Leite, Eliana Alves Moreira
Lencastre, José Alberto
Silva, Bento Duarte
Neto, Hermínio Borges
Palavras-chaveFormação de professores
Narrativas
Data15-Mai-2020
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
CitaçãoLeite, E., Lencastre, J. A., Silva. B. D., & Neto, H. B. (2020). Formação de Professores da Educação Básica: Um estudo sobre a contribuição das singularidades dos docentes. In Isabel C. Viana & Teresa Vilaça (Coord), VI Seminário Nacional de Formação, Mediação e Supervisão (p.8). Braga: Instituto de Educação da Universidade de Minho.
Resumo(s)A formação do profissional docente que atua na Educação Básica Brasileira, tem sido tema constante de discussão por diversos segmentos da sociedade. As políticas públicas educacionais, apontam estruturação formativa dos professores, moldada por documentos nacionais e internacionais, que buscam sistematizar o saber docente. A nível nacional, destaca-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/96), Plano Nacional de Educacão (PNE, 2014), Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), dentre outros. Em termos internacionais, destaca-se a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU, 2015), quanto a necessidade de até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, podendo incluir cooperação internacional para a formação dos professores. Diante do exposto, as diretrizes apontadas são relevantes para a formação dos professores. Contudo, para além dos vieses políticos educacionais, no cenário da formação, os professores são os principais sujeitos a serem considerados. O presente trabalho, breve recorte de um estudo de doutoramento, apresenta como objetivo identificar narrativas de professores em processo formativo como contributo para prospectar formações a partir das singularidades do professor. Trata-se de um estudo de um grupo de professores da Educação Básica em curso lato sensu na área da Educação Ambiental, em modelo híbrido (blended learning) ofertado por uma Universidade pública no estado do Ceará/Brasil. A pesquisa qualitativa valeu-se das produções individuais e coletivas dos professores/cursistas nos cenários virtuais para traçar a análise reflexiva que os professores tomam para si em processo formativo. Então, ter conhecimento de suas idiossincrasias poderá ser indicativo para elucidar estratégias formativas que valorize às particularidades do profissional docente.
TipoPoster em conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67391
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Resumos, posters em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
poster VI seminario de formação.pdf726,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID