Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67503

TítuloParis revisited: the overlooked aesthetics of the nineteen twenties
Autor(es)Vieira, André Rafael Guimarães
Orientador(es)Costa, Jaime
Palavras-chave1920's
Aesthetics
Avant-garde
Lost generation
Modernism
Paris
Post-war
Estética
Geração perdida
Modernismo
Pós-guerra
Data2020
Resumo(s)The aim of this dissertation is to conceptualize the aesthetics of the 1920's in relation to their role amid the art and society of the time. It also strives to describe the concise artistic environment that was born in Paris during the period motivated by several historical factors. The issues addressed refer to the interconnection between the different artists and movements and also to whether there is a reason to consider the writers of the Lost Generation as an archetype or a mere subgroup within modern American literature. This, thus, brought up matters related to the two majorly involved countries: France and the United States of America. Both of which living exceptionally different realities at the first half of the twentieth century. As a secondary objective, this work wishes to draw a few lines of comparison between the chosen era and the present day, in hopes that a better understanding of this fertile and inexhaustible period can become, once again, rooted into academic focus in higher education institutions and be removed from apparent oblivion. With the above in mind, the chosen methodology involved a baseline supported by the era's contextualization, followed by a focus on three distinct art forms — painting, poetry and prose. By structuring the dissertation in this manner, it was possible to highlight a closed number of influential figures, as well as artistic movements, as to better exemplify the enduring innovations they brought to the visual or literary art medium. Following the pull of this study, it was possible to identify several reasons why, parallel to modernism, the post-war generation of American expatriates could be considered as singular American literary subgroup of American Modernism albeit, admittedly, at the condition having departed from their homeland and consequently having contacted with the European avant-garde. Finally, with the termination of this study, we can conclude that it is imperative for the academic community to take a renewed look at this era, particularly given its innovative principles, singular aesthetic and surrounding social and political climate.
Esta dissertação tem como objetivo contextualizar a estética da década de 1920 relativamente a sua importância na arte e na sociedade. Propõe-se, também, a descrever o ambiente artístico conciso que nasceu em Paris durante o período, motivado por vários fatores históricos. As problemáticas abordadas referem-se as conexões entre diferentes artistas e movimentos, assim como, a possibilidade de a Geração Perdida de autores constituir um arquétipo em vez de ser apenas um subgrupo da literatura Americana. Com isto, levantaram-se matérias relacionadas com dois países intrinsecamente envolvidos: Franca e Estados Unidos da América. Ambos vivendo realidades excecionalmente diferentes na primeira metade do seculo XX. Como objetivo secundário, ainda que igualmente importante, este trabalho anseia elevar algumas linhas de comparação entre a era escolhida e o tempo presente, na esperança que um melhor entendimento desta época fértil e inexausta possa-se tornar, mais uma vez, enraizada no foro académico das instituições de educação superior e ser salva do aparente esquecimento. Com o anterior em mente, a metodologia escolhida envolveu uma base suportada pela contextualização da época, seguida por um foco em três formas de arte distintas — pintura, poesia e prosa. Ao estruturar a dissertação desta forma foi possível realçar um número coeso e fechado de figuras e movimentos artísticos, facilitando assim a exemplificação das duradouras inovações que os mesmos trouxeram ao meio artístico visual ou literário. Após o desenrolar deste estudo foi possível identificar várias razões pelas quais a geração dos retornados Americanos do pós-guerra, possam ser considerados um grupo paralelo ao modernismo Americana, embora sob a condição de terem abandonado o seu país de origem e tenham tido contacto subsequente com a vanguarda Europeia. Finalmente, com o término deste estudo, é possível concluir que é imperativo que a comunidade académica olhe de forma atualizada para este período devido, distintamente, aos seus princípios inovativos, estética singular e o circundante ambiente político-social.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em English Language, Literature and Culture
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67503
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andre Rafael Guimaraes Vieira.pdfDissertação de Mestrado3,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID