Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67641

TítuloAprendizagem ao longo da vida do médico. Tradução e adaptação da escala de Jefferson
Outro(s) título(s)Jefferson scale of physician lifelong learning: translation and adaptation for the portuguese medical population
Autor(es)Salgueira, AP
Frada, Tiago
Aguiar, Pedro
Costa, Manuel João
Palavras-chaveLanguage
Portugal
Education, Medical, Continuing
Learning
Surveys and Questionnaires
Data2009
EditoraOrdem dos Médicos
RevistaActa Médica Portuguesa
CitaçãoSalgueira, A. P., Frada, T., Aguiar, P., & Costa, M. J. (2009). Jefferson scale of physician lifelong learning: translation and adaptation for the portuguese medical population. Acta Médica Portuguesa, 22(3), 247-56
Resumo(s)The competence and professionalism of doctors depend on the process of Lifelong Learning (LLL). In the Portuguese settings, in which the re-certification of physicians' skills or knowledge is currently not required, the exercise of LLL is left to personal motivation and initiative. The importance of LLL has been highlighted in numerous international recommendations and has already led, in the United States, to the development and validation of a scale for measuring physician LLL - the Jefferson Scale of Physician Life Long Learning (JSPLL). The lack of valid instruments to measure LLL adapted to the Portuguese contexts was the basis for this work, which presents the translation and adaptation of JSPLL, and the subsequent validation of the translated version to the Portuguese medical community. The translation and validation of the English version of JSPLL (JSPLL-VP) was conducted with physicians of Health Care institutions in the District of Braga, Portugal, in 2007. Methods of both qualitative (translation, assessment of the translation, retro translation) and quantitative nature (internal consistency analysis, factor analysis and analysis of response frequencies) resulted in a factor analysis that replicated, with the exception of three items, the distribution of the original scale by four factors: professional learning beliefs and motivation, scholarly activities, attention to learning opportunities and technical skills in seeking information. The results show that the JSPLL-VP is a valid Scale fit for purpose. Cronbach's alpha coefficients for the whole scale (.89) and for each factor, confirmed the internal consistency of the Scale. Additionally, differences were found between mean and standard deviations for different Scale factors. In summary, this work provides a new validated tool to monitor physician's LLL in Portugal. The transversal characterization of LLL of specific medical professionals - by specialty or by type of institution - or longitudinal studies in relation with profiles of medical training can contribute to the quality of Medical Education at the pre- or post-graduate levels.
Concluída a formação universitária, a competência e o profissionalismo médicos dependem do processo de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) que estes desenvolvam durante a sua actividade profissional. Em contextos que não promovam a re-certificação de competências ou de conhecimentos ao longo da carreira médica, a ALV depende da motivação e da iniciativa pessoais. A importância da ALV tem sido sublinhada em numerosas recomendações internacionais e já conduziu, nos EUA, ao desenvolvimento e validação de uma escala de medição específica para a ALV de médicos – a Jefferson Scale of Physician Life Long Learning (JSPLL). A inexistência de instrumentos válidos de medida adaptados ao contexto Português conduziu a este trabalho, que apresenta a tradução e adaptação da JSPLL, e a subsequente validação da versão traduzida para a população médica Portuguesa. A tradução e validação da versão portuguesa da JSPLL (JSPLL-VP) foi realizada com uma amostra representativa de médicos de instituições prestadoras de cuidados de saúde do distrito de Braga, no ano de 2007. Aplicados os devidos procedimentos de natureza qualitativa (tradução, avaliação da tradução, retro tradução) e quantitativa (análise da consistência interna, análise factorial e cálculo de frequências de resposta), verificou-se que a análise factorial replicou, à excepção de três itens, a distribuição da escala original por quatro factores: profissionalismo, motivação e crenças relacionadas com a aprendizagem, actividades académicas, atenção a oportunidades de aprendizagem e competências técnicas de procura de informação. As evidências resultantes da análise efectuada permitem afirmar que a JSPLL-VP é uma escala válida para os fins a que se propõe. A consistência interna foi confirmada através dos coeficientes alpha de Cronbach para cada factor e para a escala global (.89). Adicionalmente, foram encontradas diferenças entre médias e desvios padrão nos resultados dos diferentes factores da Escala. Por conseguinte, este trabalho disponibiliza um novo instrumento validado, que poderá fornecer elementos interessantes para a monitorização ou o desenvolvimento da ALV da população médica portuguesa. A caracterização da ALV em estudos transversais com diferentes grupos de profissionais médicos – por especialidade ou por tipo de instituição – ou longitudinais com o estudo da sua relação com perfis de formação médica, poderá contribuir para a qualidade da Educação Médica aos níveis pré ou pós-graduado.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67641
ISSN1646-0758
Versão da editorahttps://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/1699
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:ICVS - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

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