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https://hdl.handle.net/1822/67656
Título: | Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos |
Outro(s) título(s): | Career adaptability: effectiveness of vocational intervention in different school years |
Autor(es): | Carvalho, Catarina Luzia de |
Orientador(es): | Taveira, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Adaptabilidade de carreira Adolescentes Alterações contextuais Intervenção vocacional Career adaptability Adolescents Contextual changes Vocational intervention |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | A investigação indica que a intervenção vocacional é uma ferramenta útil ao desenvolvimento de
adaptabilidade de carreira. O programa de intervenção vocacional “Eu Pertenço ao Meu Futuro!”, na
modalidade de consulta psicológica vocacional breve e estruturada, pretende auxiliar jovens portugueses
do nono ano, e respetivas famílias, numa tomada de decisão de carreira escolar. Segundo a literatura, o
programa influencia positivamente a adaptabilidade de carreira dos jovens. Contudo, sabe-se pouco
sobre a sua eficácia perante alterações do contexto socioeducativo. Neste estudo, analisa-se a eficácia
do programa em dois anos letivos distintos, consecutivos (2015/16, 2016/17), que correspondem a
alterações governamentais e das políticas educativas, com impacto no contexto escolar. Participaram
2376 alunos de ambos os sexos [1201 (50.5%) rapazes, com idades entre os 12 e os 18 anos], a
frequentar escolas do noroeste do País, distribuídos por grupo de intervenção (2015/16, n = 693;
2016/17, n=445) e comparativo (2015/16, n = 543; 2016/17, n=273). Os participantes responderam
à Escala sobre Adaptabilidade, num pré e pós-teste, com um intervalo de 7 semanas entre momentos.
Os resultados de uma MANOVA indicam que a intervenção influenciou positivamente a adaptabilidade
dos alunos, e que o programa é sensível a alterações contextuais, atingindo melhores resultados em
2016/17. Research indicates that career interventions are useful for the development of career adaptability. The brief and structured career counselling program "Eu Pertenço ao Meu Futuro!", aims to help Portuguese students of the ninth year, and their families, in making an academic career decision. According to the literature, the program positively influences adolescents career adaptability. However, overcome possible changes in socio-educational context is unknown. In this study, the efficacy of the program is analysed in two different consecutive years (2015/16, 2016/17), which correspond to changes in government and educational policies, with an impact on the school context. Participants were 2376 students of both sexes [1201 (50.5%) boys, aged between 12 and 18 years old], attending schools in the northwest of the country, and distributed by an intervention group (2015/16, n = 693; 2016/17, n = 445) and a comparative group (in 2015/16, n = 543;2016/17, n = 273). The participants responded to the Adaptability Scale, in a pre and post-test, with an interval of seven weeks between the two moments. The results of a MANOVA indicate that the intervention positively influenced the career adaptability of the students, and that the program is sensitive to contextual changes, achieving better results in 2016/17. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/67656 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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