Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67656

TítuloAdaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos
Outro(s) título(s)Career adaptability: effectiveness of vocational intervention in different school years
Autor(es)Carvalho, Catarina Luzia de
Orientador(es)Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveAdaptabilidade de carreira
Adolescentes
Alterações contextuais
Intervenção vocacional
Career adaptability
Adolescents
Contextual changes
Vocational intervention
Data2020
Resumo(s)A investigação indica que a intervenção vocacional é uma ferramenta útil ao desenvolvimento de adaptabilidade de carreira. O programa de intervenção vocacional “Eu Pertenço ao Meu Futuro!”, na modalidade de consulta psicológica vocacional breve e estruturada, pretende auxiliar jovens portugueses do nono ano, e respetivas famílias, numa tomada de decisão de carreira escolar. Segundo a literatura, o programa influencia positivamente a adaptabilidade de carreira dos jovens. Contudo, sabe-se pouco sobre a sua eficácia perante alterações do contexto socioeducativo. Neste estudo, analisa-se a eficácia do programa em dois anos letivos distintos, consecutivos (2015/16, 2016/17), que correspondem a alterações governamentais e das políticas educativas, com impacto no contexto escolar. Participaram 2376 alunos de ambos os sexos [1201 (50.5%) rapazes, com idades entre os 12 e os 18 anos], a frequentar escolas do noroeste do País, distribuídos por grupo de intervenção (2015/16, n = 693; 2016/17, n=445) e comparativo (2015/16, n = 543; 2016/17, n=273). Os participantes responderam à Escala sobre Adaptabilidade, num pré e pós-teste, com um intervalo de 7 semanas entre momentos. Os resultados de uma MANOVA indicam que a intervenção influenciou positivamente a adaptabilidade dos alunos, e que o programa é sensível a alterações contextuais, atingindo melhores resultados em 2016/17.
Research indicates that career interventions are useful for the development of career adaptability. The brief and structured career counselling program "Eu Pertenço ao Meu Futuro!", aims to help Portuguese students of the ninth year, and their families, in making an academic career decision. According to the literature, the program positively influences adolescents career adaptability. However, overcome possible changes in socio-educational context is unknown. In this study, the efficacy of the program is analysed in two different consecutive years (2015/16, 2016/17), which correspond to changes in government and educational policies, with an impact on the school context. Participants were 2376 students of both sexes [1201 (50.5%) boys, aged between 12 and 18 years old], attending schools in the northwest of the country, and distributed by an intervention group (2015/16, n = 693; 2016/17, n = 445) and a comparative group (in 2015/16, n = 543;2016/17, n = 273). The participants responded to the Adaptability Scale, in a pre and post-test, with an interval of seven weeks between the two moments. The results of a MANOVA indicate that the intervention positively influenced the career adaptability of the students, and that the program is sensitive to contextual changes, achieving better results in 2016/17.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67656
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Catarina.pdf533,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID