Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/67805
Title: | Avaliação dos efeitos do programa de literacia familiar "Jogos Interativos de Leitura" |
Other titles: | Evaluation of the effects of the family literacy program “Interactive Reading Games” |
Author(s): | Henriques, Graciete Marisa Martins |
Advisor(s): | Ribeiro, Iolanda |
Keywords: | Educação pré-escolar Literacia emergente Programas de literacia familiar Pre-school education Emergent literacy Family literacy programs |
Issue date: | 2020 |
Abstract(s): | A implementação de programas de literacia familiar em idade pré-escolar surge do
reconhecimento que a família pode ter no desenvolvimento literácito dos filhos. O seu propósito é o de
capacitar os pais de modo a que os mesmos sejam capazes de promover o desenvolvimento de
competências de literacia emergente.
Este projeto tem como objetivo avaliar a eficácia de um programa de literacia familiar,
especificamente os Jogos Interativos de Leitura (JIL). De forma específica pretende-se analisar o
impacto do JIL ao nível das práticas de literacia familiar, da linguagem oral e da escrita.
A amostra será constituída por 60 crianças do último ano da educação pré-escolar inscritas em
jardins de infância tutelados pelo Ministério da Educação e pelos seus pais. O programa será aplicado
ao longo de 10 sessões em formato de live streaming, com a duração de 60 minutos, com frequência
quinzenal ao longo de 6 meses. Para a avaliação dos efeitos do programa recorrer-se-á a um design
experimental. Os pais serão distribuídos de forma aleatória por dois grupos: grupo experimental (GE) e
de controlo (GC), com duas medidas no tempo (pré e pós teste).
O foco na implementação de programas de literacia familiar deve-se ao aumento da
probabilidade de as crianças virem a ter sucesso na aprendizagem formal da leitura e escrita. The implementation of family literacy programs at preschool age arises from the recognition that the family can have in the children's literacy development. Its purpose is to empower parents so that they are able to promote the development of emerging literacy skills. This project aims to evaluate the effectiveness of a family literacy program, specifically the Interactive Reading Games (JIL). The intention is to analyze the impact of JIL in terms of family literacy practices, oral language and writing. The sample consists of 60 children from the last year of pre-school education enrolled in kindergartens tutored by the Ministry of Education and their parents. The program will be applied over 10 sessions in live streaming format, with a duration of 60 minutes, with a fortnightly frequency over 6 months. To evaluate the effects of the program, an experimental design will be used. Parents will be randomly assigned into two groups: experimental (EG) and control (CG) groups, with two measurements over time (pre and post test). The focus on implementing family literacy programs is due to the increased likelihood that children will succeed in formal learning of reading and writing. |
Type: | Master thesis |
Description: | Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/67805 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Projeto Graciete Henriques.pdf | 226,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License