Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68123
Título: | "Palavras que não servem para falar": uma leitura de O Limpa-Palavras e outros poemas, de Álvaro Magalhães |
Autor(es): | Gomes, José António Ramos, Ana Margarida Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | Álvaro Magalhães O Limpa-Palavras e outros poemas Poesia infantil portuguesa Portuguese children’s poetry |
Data: | 2009 |
Editora: | Edicións Xerais de Galicia |
Citação: | SILVA, S. R. da, GOMES, J. A. e RAMOS, A. M. (2009). «"Palavras que não servem para falar": uma leitura de O Limpa-Palavras e outros poemas, de Álvaro Magalhães» in ROIG RECHOU, B.-A. et al. (2009). A Poesía Infantil no Século XXI (2000-2008). Vigo: Edicións Xerais de Galicia, pp. 359-372. |
Resumo(s): | No presente ensaio, propõe-se uma leitura de O Limpa-Palavras e outros poemas, de Álvaro Magalhães, a partir da análise dos vectores temático-ideológicos e das estratégias discursivas mais relevantes nos poemas que integram esta colectânea poética. Contemplaremos, ainda, a dimensão simbólica de alguns elementos e uma referência aos intertextos que vão sendo activados pelos textos em análise. A componente ilustrativa será também alvo de atenção, sobretudo no que respeita às relações que estabelece com o texto verbal. This paper aims at presenting a reading of Álvaro Magalhães O Limpa-Palavras e outros poemas, pointing out the most relevant thematic lines and discursive strategies of its poems. Our analysis will also consider aspects related to the symbolic content of some specific elements as well as to the intertexts suggested by the texts. Illustration, namely its relationship with verbal text, will also be emphasised |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68123 |
ISBN: | 978-84-9914-026-1 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Limpa-palavras.pdf | 33,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons