Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68185

TítuloCaracterísticas dos perfis de participação no bullying em Portugal e no Brasil: um estudo transcultural
Autor(es)Zequinão, Marcela Almeida
Medeiros, Pâmella
Lopes, Luis Carlos Oliveira
Pereira, Beatriz
Palavras-chaveBullying
Desempenho motor
Desempenho escolar
Status sócio métrico
IMC
Satisfação corporal
Data2020
EditoraEditora Poisson
CitaçãoZequinão, M. A., Medeiros, P., Lopes, L. C. O. & Pereira, B. (2020). Características dos perfis de participação no bullying em Portugal e no Brasil: Um estudo transcultural. In: B. G., Jesus (Org.). Série Educar – Reflexões e Educação Inclusiva, Vol. 50.
Resumo(s)O objetivo do presente estudo foi verificar as associações dos papéis de participação no bullying escolar com aspectos apontados pela literatura como características dos perfis desses participantes, separados pelo país de origem (Portugal e Brasil). Participaram deste estudo 789 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos de escolas públicas e privadas de ambos os países. Os instrumentos utilizados foram: Escala Sócio Métrica, para verificação do bullying pela indicação dos pares; KTK, para análise do desempenho motor; média final de quatro disciplinas escolares, para o desempenho escolar; Escala Subjetiva de Status Social em Sala de Aula, para o status sócio métrico; massa corporal e estatura, para o cálculo do IMC; e Escala de Silhuetas Corporais, para a satisfação corporal. Dentre os principais achados deste estudo destacase que a única variável associada aos papéis de participação no bullying em todas as análises realizadas foi o status sócio métrico. Entretanto, desempenho motor e desempenho escolar também deram indícios de serem variáveis importantes para compreensão desses papéis em algumas análises. Sexo, país de origem, idade, IMC e satisfação corporal não apresentaram nenhuma associação em todas as análises. Recomenda-se que mais estudos transculturais sejam realizados analisando as relações entre bullying e as variáveis citadas na literatura, para verificar se estes achados se confirmam e podem ser estendidos aos envolvidos no bullying nestes países como um todo.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68185
ISBN978-65-86127-99-7
DOI10.36229/978-65-86127-99-7
Versão da editorahttps://www.poisson.com.br/livros/serie_educar/volume50/Educar_vol50.pdf
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Zequinão2020.pdf787,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID