Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68210

TítuloImpactos da captologia. Problemáticas, desafios e algumas consequências do “dar vistas” ao ecrã em rede
Outro(s) título(s)Impacts of captology. Problems, challenges and some consequences of “viewing” the network screen
Autor(es)Costa, Pedro Rodrigues
Palavras-chaveEcrã
Captologia
Impactos
Algoritmos
Screen
Captology
Impact
Algorithms
DataAgo-2020
EditoraAssociação Portuguesa de Sociologia (APS)
RevistaSociologia On Line: Revista da Associação Portuguesa de Sociologia (APS)
CitaçãoCosta, P. R. (2020). Impactos da captologia. Problemáticas, desafios e algumas consequências do “dar vistas” ao ecrã em rede. Revista Sociologia Online, 23, 74-94.
Resumo(s)Atualizando o estado da arte sobre problemáticas, desafios e consequências da era digital, este artigo indicia que dar “vistas” ao ecrã em rede se tornou cada vez mais um ato perigoso. Algoritmos e estratégias de indução de comportamentos e opiniões estão ao serviço de um “mercado da atenção”. Grandes empresas do setor digital especializaram-se no domínio da atenção, no aprisionamento dos sujeitos ao ecrã. Diversas teorias e efeitos foram aplicados a algoritmos e a esquemas interativos que orientam os sujeitos não apenas em direção à informação ou ao ócio como também a impactos e consequências psicossociais que se tornam problemáticas para a saúde, social e mental. Além disso, ao listarumconjunto de consequências geradas pela era digital (e.g., ensombrecimento, nomofobia, phubbing, atazagorafobia, etc.), este artigo problematiza e compila estas e outras ameaças e impactos sublinhando a importância de se considerar o ato de “dar vistas ao ecrã em rede” um poderoso e complexo “actante”, imprevisível na individuação sociotécnica.
Updating the state of the art on issues, challenges and consequences of the digital age, this ar-ticle suggests that giving “views” to the network screen has become increasingly dangerous. Algo-rithms and strategies to induce behaviors and opinions are at the service of an “attention market”.Large companies in the digital sector have specialized in the field of attention, in the imprisonment ofsubjects to the screen. Several theories and effects have been applied to algorithms and interactiveschemes that guide subjects not only towards information or leisure, but also to psychosocial impactsand consequences that become problematic for health, social and mental. In addition, by listing a set ofconsequences generated by the digital age (e.g., darkness, nomophobia, phubbing, atazagoraphobia,etc.), this article problematizes and compiles these and other threats and impacts underlining the im-portance of considering the act of “giving views on the network screen” a powerful and complex “ac-ting”, unpredictable in sociotechnical individuation.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68210
DOI10.30553/sociologiaonline.2020.23.4
ISSN1647-3337
Versão da editorahttps://revista.aps.pt/pt/revista-no-23/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
impactos da captologia.pdf330,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID