Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68213

TítuloDo objectivo para o subjectivo
Outro(s) título(s)From objective to subjective culture
Autor(es)Costa, Pedro Rodrigues
Palavras-chaveSubjectivo
Tecnologia
Cibercultura
Ciberespaço
Subjective
Tecnologie
Cyberculture
Cyberspace
DataAgo-2010
EditoraPontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
RevistaRevista de Estudos da Comunicação
CitaçãoCosta, P. R. (2010). Do objetivo para o subjetivo. Revista de Estudos da Comunicação, 11(26), 199-210.
Resumo(s)A passagem da comunicação e da informação unilateral (mass-media) para a comunicação horizontal (self-media) tem sido responsável pela introdução do subjectivo nos conteúdos e nas formas da vida pósmoderna. Valores como o hedonismo, o tribalismo, o nomadismo, o fragmentário, a fusão, entre outros, conseguem, por meio das tecnologias actuais, maior expressão e maior grau de recombinação das formas e dos conteúdos humanos. Todas essas dinâmicas permitem uma expressão social mais heterogénea e plural do que na era moderna. Assistimos actualmente a um crescimento exponencial da cultura subjectiva, pois se na modernidade existiu uma ruptura acelerada pela mudança de um ideal pedagógico para outro, em que a objectivação e a razão comandaram o caminho social, na pós-modernidade parece assistir-se, por meio das fusões entre antropológico e tecnológico, a uma inversão do peso da cultura objectiva em detrimento da experiência cultural subjectiva.
The transition from the unilateral mass-media comunication and information to the horizontal self-media has been responsable for the introduction of subjective in the contents of the post-modern ways of life. Values like hedonism, tribalism, nomadism, fragmentary, fusion, and others, comes in trought the brand new tecnologie a large expression and recombination of human forms and contents. This social dinamic shows something more heterogeny and plural than the past modernity. Actually, we assist to the increase of the subjective culture and the softening of the objective culture, in the most of the cases because the fusion between tecnological and antropological post-moderns forms and contents, the reversal of objective culture throught subjective culture.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68213
DOI10.7213/rec.v11i26.22343
ISSN1518-9775
Versão da editorahttps://periodicos.pucpr.br/index.php/estudosdecomunicacao/article/view/22343
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Do objetivo para o subjetivo.pdf981,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID