Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/68396

TitleContributos para a compreensão da mobilidade: uma análise às travessias pedonais
Other titlesContributions for understanding mobility: an analysis of pedestrian crossings
Author(s)Silva, Márcia Patrícia Barbosa
Araújo, Emília Rodrigues
Ribeiro, Rita
KeywordsTravessia pedonal
Mobilidade
Segurança
Automóvel
Pedestrian crossings
Mobility
Safety
Automobile
Issue date2020
PublisherUniversidade Nova de Lisboa. Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)
JournalForum Sociológico
CitationSilva, M., Araújo, E. & Ribeiro, R. (2020). Contributos para a compreensão da mobilidade: uma análise às travessias pedonais. Forum Sociológico, 36, 37-45. https://doi.org/10.4000/sociologico.9111
Abstract(s)Existem vários modelos de travessias pedonais que são acompanhados de pressupostos diversos sobre o comportamento dos peões durante o atravessamento. Neste artigo cruzam-se contributos de várias áreas científicas acerca dos tipos e usos das travessias pedonais e analisam-se os resultados de um estudo realizado sobre uma travessia pedonal sem sinais luminosos localizada na cidade de Braga. O estudo, que pretendeu caracterizar como os peões e automobilistas usam uma travessia, serve de fundamento empírico para a construção de um esboço de uma problemática acerca das travessias pedonais. Foi realizado durante o ano de 2019, com recurso a inquérito por questionário e observação directa. Assim, e de forma exploratória, o artigo permite identificar algumas das principais interrogações de ordem sociológica relevantes para o entendimento e a intervenção nas esferas da segurança rodoviária nas cidades e que implicam o planeamento e a tipologia de travessias pedonais, assim como o reforço do trabalho interdisciplinar sobre o tema.
There are several types of pedestrian crossings that are accompanied by different assumptions about the behaviour of pedestrians. This article considers contributions from various scientific areas about the types and uses of pedestrian crossings. It also considers the results of a study carried out on a pedestrian crossing without light signals located in the city of Braga. The study, which aimed to characterize how pedestrians and car drivers use the crossing, serves as empirical support for the theoretical construction of a problematic on the subject. It was carried out during 2019, using a questionnaire survey and direct observation. In an exploratory way, the article allows to identify some of the main sociological questions for the understanding and intervention in the spheres of road safety in cities and which imply the planning and the typology of pedestrian crossings, as well as the reinforcement the interdisciplinary work on the topic.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68396
DOI10.4000/sociologico.9111
ISSN0872-8380
e-ISSN2182-7427
Publisher versionhttps://doi.org/10.4000/sociologico.9111
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_Silva_Araujo_Ribeiro_Contributos-para-a-compreensao-da-mobilidade.pdf1,59 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID