Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68430

TítuloAvaliação em Educação: políticas, processos e práticas
Editor(es)Alves, Maria Palmira
Morgado, José Carlos
Data2012
EditoraDe Facto Editores
CitaçãoAlves, M.P. & Morgado, J.C. (org.) (2012). Avaliação em Educação: Políticas, Processos e Práticas. Santo Tirso: De Facto Editores.
Resumo(s)No campo da educação, a avaliação tem vindo a adquirir uma significativa centralidade tanto ao nível dos discursos quanto das práticas, podendo assumir-se como objeto de ambições emancipatórias dos sujeitos e das comunidades ou como mecanismo de conformidade e reprodução. De facto, a avaliação tem sido intersectada por mandatos diversos e até mesmo antagónicos, resultando frequentemente num ideal, como solução para todos os problemas com que os sistemas de educação e formação se deparam. Num tempo em que o estatuto da educação e da escola está profundamente reconfigurado, fruto das persistentes mudanças que perpassam o edifício legislativo, e mesmo o social, é notório o predomínio das lógicas da eficácia, eficiência e performatividade sobre as lógicas humanista e emancipatória que deviam nortear as práticas de educação e formação, o que nos compele a refletir sobre as implicações do primado da racionalidade positivista sobre o primado da racionalidade crítica na avaliação. Envolvendo distintas perspetivas e diferentes olhares, esta obra enquadra-se nessa reflexão e pretende contribuir para que a avaliação se configure num espaço privilegiado de produção de novas formas de pensar e de agir em educação, logo num esteio de dialogicidade. Para concretizar tais propósitos, e sem qualquer pretensão de esgotar esta problemática, a obra integra um conjunto de textos que (re)interrogam a atividade avaliativa, quer no que se refere às políticas, quer aos processos, quer, ainda, às práticas de educação e formação.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68430
ISBN978-989-8557-11-7
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEd - Livros (Editor) / Books (Ed.)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avaliação em Educação - políticas, processos e práticas.pdf
Acesso restrito!
184,58 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID