Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68461

TítuloUm ilustre biografado numa contingência suis generis
Autor(es)Costa, Pedro Rodrigues
Palavras-chaveFernão Magalhães
Ciência
Contingência
História
Data2020
EditoraPrime Books
CitaçãoCosta, P. R. (2020). Um ilustre biografado numa contingência suis generis. In I. Dantas, A naturalidade de Fernão Magalhães (pp. 5-10). Lisboa: Prime Books.
Resumo(s)A coragem, a ousadia e o empreendimento inovador para a época, respondendo a uma questão fundamental num tempo ainda de escuridão sobre cartografia, navegabilidade e prova (empírica) da “esfericidade” da Terra, colocam Fernão de Magalhães, entre outras coisas, como um dos pioneiros a pegar numa massa de conhecimentos teóricos e a colocá-los em prática, iniciando assim o caminho da investigação-ação. A circum-navegação é, de múltiplos modos, um outro modo de dizer “ciência”, uma ciência capaz de extravasar o simples diagnóstico ou a mera exposição de uma tese – a de que a Terra era circular e não plana – e de concretizar não apenas a experiência, mas também a aventura do que é obter uma tão decisiva prova científica. Para Giorgio Agamben (A Medicina como Religião, 2020), o Ocidente moderno, depois das primeiras viagens marítimas, terá ficado decisivamente marcado pela coexistência de “três principais crenças: o cristianismo, o capitalismo e a ciência”. Por este prisma, Fernão de Magalhães, ao abrir a possibilidade de novas rotas, contribuiu fortemente para maior dinamização destas três crenças: para o capitalismo, na medida em que possibilitara novas rotas comerciais e uma maior aceleração do comércio a nível global; para o cristianismo, porque permitira a criação de uma maior consistência na sua difusão, no sentido de colocar a Europa como centro de exploração e de poder comercial e assim concretizando maior dinamização nas colonizações que estavam já em marcha (colonizações, culturais, comerciais, sociais e religiosas); e para a ciência, não apenas na cartografia e na navegabilidade como também na possibilidade de acesso a territórios e na subsequente possibilidade de geração de novos conhecimentos (geográficos, geológicos, antropológicos, zoológicos, hidrográficos, orográficos, etc.).
TipoPrefácio
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68461
ISBN978-989-655-431-6
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Um ilustre biografado numa contingência suis generis.pdf140,08 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID