Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68684

TítuloA mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9º ano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial
Outro(s) título(s)The change in History: a study of 9th grade students' conceptions within the scope of the 2nd World War
Autor(es)Ferreira, Bruna Filipa Andrade
Orientador(es)Solé, Glória
Palavras-chaveCronologia
Fontes textuais e iconográficas
Mudança histórica
Pós 2ª Guerra Mundial
Tempo histórico
Chronology
Textual and iconographic sources
Historical change
Post World War II
Historical time
Data2020
Resumo(s)O presente relatório de estágio intitulado, “A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9ºano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial.”, foi desenvolvido tendo por base um projeto de intervenção pedagógica supervisionado (PIPS) no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, na Universidade do Minho. O principal objetivo da implementação deste projeto, baseado numa abordagem de investigaçãoação, pretendeu apurar as conceções dos alunos em relação ao conceito de segunda ordem – a mudança histórica, recorrendo assim a fontes textuais e iconográficas relacionadas com o Pós 2ª Guerra Mundial. O projeto foi implementado numa turma do 3º Ciclo do Ensino Básico (9ºano) de uma escola do concelho de Braga. Em termos metodológicos aplicaram-se princípios da investigação-ação e do paradigma construtivista, tendo por base a aula-oficina, com o objetivo dos alunos obterem aprendizagens significativas e uma participação ativa na aula. Para o desenvolvimento do projeto delineamos três questões de investigação às quais nos propusemos responder: Que ideias prévias os alunos expressam sobre a mudança?; Que conceções de mudança evidenciam os alunos a partir de fontes textuais e iconográficas relacionadas com a temática da 2ª Guerra Mundial?; Que competências desenvolvem os alunos ao nível da compreensão da mudança e da temporalidade a parte de atividades desafiadoras relacionadas com 2ª Guerra Mundial? . A recolha dos dados realizou-se a partir da aplicação de vários instrumentos (questionários de levantamento de ideias prévias, fichas de trabalho e fichas de metacognição) implementados nas aulas, em tarefas diversas solicitadas. A análise dos dados recolhidos foi realizada com base na Grounded Theory, a partir da qual emergiu um sistema de categorização partindo das respostas dos alunos. Com este projeto constatou-se que o ensino explícito em torno de um conceito metahistórico favorece a sua compreensão por parte dos alunos, em relação ao conceito de mudança este promove nos alunos competências ao nível da compreensão temporal e da orientação temporal. Comprovou-se que o conceito de mudança é um conceito complexo e que para ser trabalhado adequadamente necessita de uma prática recorrente e desafiadora, a fim de compreenderem as mudanças do mundo atual e assumirem uma posição crítica.
This internship report entitled, “The change in History: a study of 9th grade students' conceptions within the scope of the 2nd World War.”, Was developed based on a supervised pedagogical intervention project (PIPS) under the Master's in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, at “Universidade do Minho”. The main aim of the implementation of this project, based on an action-research approach, was to ascertain the conceptions that the students had in relation to the concept of second order - historical change, thus using textual and iconographic sources related to the Post 2ª World War. The project was implemented in a class of the 3rd Cycle of Basic Education (9th grade) of a school in the city of Braga. In methodological terms, principles of action-research and the constructivist paradigm were applied, based on the workshop-class, with the aim of students getting significant learning and active participation in the class. For the development of the project, we established three research questions that we propose to answer: What pre-ideas do students express about change?; What conceptions of change do students show from textual and iconographic sources related to the theme of World War II ?; What skills do students develop in terms of understanding change and temporality apart from challenging activities related to World War II?. Data collection was carried out through the application of various instruments (inquiries to survey of pre-ideas, worksheets and metacognition sheets) implemented in classes, in different requested tasks. The analysis of the collected data was performed based on the Grounded Theory, from which a categorization system was created from the students' answers. With this project it was possible to realize that explicit teaching around a metahistorical concept favors the student’s understanding, the concept of change promotes in student’s skills in terms of temporal understanding and temporal orientation. It has been proven that the concept of change is complex and to be workable it needs a recurring and challenging practice in order to understand the changes in the current world and take a critical position.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3ºCiclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68684
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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