Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68697

TítuloCibercultura e interatividade: as práticas pedagógicas dos professores na utilização do smartphofone na 2º série do ensino médio de duas escolas públicas de Fortaleza-Ceará
Outro(s) título(s)Cyberculture and interactivity: the pedagogical practice of teachers in the use of smartphone on 2nd grade of high school of two public schools in Fortaleza-Ceará
Autor(es)Vieira, Nilourdes Maria Lauriano
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Palavras-chaveCibercultura
Formação dos professores
Práticas pedagogicas
Smartphone
Cyberculture
Pedagogical practices
Smartphone
Teacher training
Data2019
Resumo(s)Vivemos numa era de constantes mudanças e a escola não pode ficar à margem desse contexto, daí a importância da incorporação da tecnologia no processo de ensino aprendizagem. Aqui, neste estudo, vamos pesquisar sobre a utilização da tecnologia móvel, por meio do smartphone como instrumento de aprendizagem na educação formal. A utilização das TIC na escola tem suscitado uma série de estudos de como incorporar a tecnologia na sala de aula tendo como principal sujeito desse processo o professor e sua prática. A escola faz parte de um sistema e se relaciona com a vida cotidiana na sociedade tendo como principal objetivo a formação humana, nos seus mais diversos aspectos: cognitivo, afetivo, cultural. Assim, a importância do professor em sala de aula como articulador desse processo, tendo como base a sua prática pedagógica, como também em pressupostos metodológicos, contexto social e cultural onde está inserido e na sua formação acadêmica. Com base nessa ideia, desenvolvemos o trabalho de investigação a partir da amostra com dois professores das disciplinas de Matemática e Física de duas escolas, localizadas na cidade de Fortaleza-CE/Brasil. A base epistemológica deste estudo busca referências consolidadas numa revisão de literatura, em autores que dão suporte às argumentações. Apresentamos um quadro teórico abordando a questão da Cibercultura e Interatividade, da Formação do Professor e das Práticas Pedagógicas. A segunda parte, que versa a componente empírica onde usamos a metodologia de estudo de caso, compreende a análise dos dados que possibilitaram o aprofundamento no estudo e a compreensão dos resultados. Durante a pesquisa, a coleta de dados foi realizada tendo como suporte: entrevistas, questionários e observação do trabalho dos professores. O processo de análise de conteúdo desses dados buscou compreender como acontece a prática pedagógica do professor ao utilizar o smartphone como instrumento de aprendizagem na realidade da sala de aula. Na terceira parte apresentamos o resultado da investigação, onde revelamos que os professores têm sua prática marcada por diversos fatores, dentre eles o contexto ao qual estão inseridos, sua história de vida e sua formação acadêmica.
We live in an era of constant changes and the school can not be left out of this context, hence the importance of incorporating technology into the process of teaching learning, here in this study more specifically the use of mobile technology, through the smartphone as a learning tool. The use of ICT in school has led to a series of studies on how to incorporate technology into the classroom, with the main subject of this process being the teacher and his / her practice. The school is part of a system and is related to everyday life in society, having as its main objective the human formation, in its most diverse aspects: cognitive, affective, cultural. Thus, the importance of the teachers in the classroom as an articulator of this process, based on his pedagogical practice, as well as on methodological assumptions, social and cultural context where he is inserted and his academic formation. Based on this idea, we developed the research work from the sample with two teachers, one from the Mathematics and the other from the Physics subjects of two different schools, both located in the city of Fortaleza-CE/Brazil, making this a multiple case study. The epistemological basis of this study seeks consolidated references in a reviewed literature, based on authors who support those arguments. We present a theoretical framework addressing the issue of Cyberculture and Interactivity, Teacher Training and Pedagogical Practices. The second part comprised the data analysis that made it possible to deepen the study and to understand the results. During the research, the data collection was carried out with support: interviews, questionnaires and observation of the teacher's work. The process of content analysis of these data sought to understand how the pedagogical practice of the teacher happens when using the smartphone as a learning tool in the reality of the classroom. In the third part we present the result of the investigation, where we reveal that the teachers have their practice marked by several factors, among them the context to which they are inserted, their life history and their academic formation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68697
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nilourdes Maria Lauriano Vieira.pdf3,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID