Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68698
Título: | As contribuições do uso das TIC no ensino de química: o caso do 1° ano do curso técnico de nível médio integrado em alimentos do IFRN – Campus Pau dos Ferros |
Outro(s) título(s): | The contributions of the use of ICT in chemistry teaching: the case of the 1st year of Integraded High School technical course in food of IFRN - Campus Pau dos Ferros |
Autor(es): | Júnior, Carlos Alberto Lopes |
Orientador(es): | Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Aprendizagem Ensino Química TIC Chemistry ICT Learning Teaching |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Considerando o crescente avanço e disseminação tecnológica pelas sociedades cada vez mais
globalizadas, no âmbito educacional há uma crescente necessidade da presença de metodologias
pedagógicas capazes de atender essas novas demandas das pessoas. Nesse contexto, as Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC), aparecem com grande aparato para auxiliar professores e alunos
na formação e transformação do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem, assim como na
melhoria das relações e convívio na sociedade. Nessa conjuntura, estudamos quais as contribuições das
TIC utilizadas para o ensino e aprendizagem na disciplina de Química I na turma do 1º ano do curso
Técnico de Nível Médio Integrado em Alimentos do IFRN – Campus Pau dos Ferros. Neste estudo,
identificamos quais as TIC utilizadas, investigamos os efeitos do uso dessas TIC e analisamos quais as
perspectivas dos alunos e do professor quanto a utilização das TIC, no contexto do processo de ensino
e aprendizagem na disciplina de Química I, na turma citada anteriormente. Para uma melhor
compreensão e aprofundamento sobre o tema, foi realizada uma fundamentação teórica prévia,
contextualizando sobre educação e o ensino de química. Posteriormente, sobre ensino médio integrado
e educação profissional e tecnológica, em destaque o IFRN. Apresentamos também um aparto geral
sobre tecnologia e TIC, frente às mudanças educacionais e uma abordagem mais especifica sobre TIC
para o ensino de Química. Realizamos um estudo de caso que inclui dados quantitativos e qualitativos.
Os dados foram obtidos de Questionários com questões de resposta fechada e de resposta aberta
aplicados aos alunos e ao professor. Também registamos notas de campo a partir da observação não
participante. Para o tratamento e análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo para os dados
qualitativos e estatística descritiva para os dados quantitativos. Os resultados do estudo foram bastantes
satisfatórios, indicando a importância das TIC para o e aprendizagem da disciplina de Química I.
Concluímos que o uso das TIC possibilita uma variedade de maneiras para diversificar e auxiliar as
práticas pedagógicas na disciplina de Química, tornando as aulas mais atrativas e enriquecendo o
processo de ensino e aprendizagem. Considering the increasing advancement and technological dissemination by increasingly globalized societies, in the educational field there is a growing need for the presence of pedagogical methodologies able to fill these new demands of people. In this context, the Information and Communication Technology (ICT), appear with great tool to assist teachers and students in the formation and transformation of knowledge in the teaching and learning process, as well as in the improvement of relations and social living. On this fortuity, we study which contributions of ICTs used for teaching and learning in Chemistry I in the first year class of IFRN, Integraded High School technical course in food, Pau dos Ferros Campus. In this study, we noticed which ICTs were used, we investigated the effects of using these ICTs and we analyzed the perspectives of students and teachers regarding the use of ICTs, in the context of teaching and learning process in Chemistry I, in the class mentioned before. For a better understanding and deepening on the subject, a previous theoretical foundation was made, contextualizing about education and chemistry teaching. Subsequently, on integrated high school and professional education and technology, highlighted at IFRN. We also presented a general display on technology and ICT within educational changes and a more specific approach to ICT for teaching chemistry. We conducted a case study that includes quantitative and qualitative data. Data were obtained from questionnaires with closed and open answers questions applied to students and teacher. We also recorded field notes from nonparticipant observation. For data treatment and analysis we used content analysis for qualitative data and descriptive statistics for quantitative data. The results of the study were quite satisfactory, indicating the importance of ICT for the learning of chemistry discipline I. We conclude that the use of ICT enables a variety of ways to diversify and assist pedagogical practices in chemistry subject, making classes more attractive and enriching the teaching and learning process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68698 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carlos Alberto Lopes Júnior.pdf | 4,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons