Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68911

TítuloDevelopment of the group intervention program for parents - Competence: To be P +
Outro(s) título(s)Desenvolvimento de um programa de intervenção em grupo para pais - Competência: Ser P+
Autor(es)Carvalho, Ana Sofia Ramôa de
Orientador(es)Freire, Teresa
Palavras-chavePositive group intervention
Positive parenting
Parent-child relationship
Adolescence
Intervenção positiva em grupo
Parentalidade positiva
Relação pais-filhos
Adolescência
Data2020
Resumo(s)Research shows that parents who learn positive parenting skills improve not only their well-being but their children’s as well. This study describes the development of a group intervention program for parents of adolescent’s in grades 10th to 12th, titled “Competence: To Be P+”, along with steps made in creating the program’s structure and contents (sessions, aims, activities and materials). “Competence: To be P+” is a prevention program that strives for educating the parents on knowledge, resources and the skills needed on a day to day basis with their adolescents. The present program is based on the following concepts: positive parenting, adolescence development, sources of parental knowledge and nurturing parental behaviors, that translate into the following main aims, promoting: positive parenting, knowledge about the period of adolescence, a healthy parent-adolescent relationship, and help prevent the adolescent’s involvement in risky behaviors. In addition, this study also describes the planning of a pilot study, which aims to assess if the structure of the program (e.g., duration of the sessions and activities, language for the material and instruments) and contents are considered relevant and adequate for the target population.
A literatura científica mostrar que os pais que aprendem competências parentais positivas melhoram não só o seu bem-estar, como também o dos seus filhos. Este estudo descreve o desenvolvimento de um programa de intervenção em grupo para pais de adolescentes do 10º ao 12º ano, intitulado "Competência: Ser P +", juntamente com as etapas envolvidas na criação da estrutura e conteúdo do programa (sessões, objetivos, atividades e materiais). O “Competência: Ser P +” é um programa de prevenção que procura educar os pais sobre os conhecimentos, recursos e competências necessárias para o dia a dia com seus os seus adolescentes, com base nos seguintes conceitos: parentalidade positiva, desenvolvimento na adolescência, fontes de conhecimento parental e comportamentos de cuidar. Estes conceitos traduzem-se nos seguintes objetivos, promover: a parentalidade positiva, o conhecimento sobre o período da adolescência, um relacionamento saudável entre pais e adolescentes e ajudar a prevenir o envolvimento de adolescente em comportamentos de risco. Além disso, este estudo também descreve o planeamento de um estudo piloto com o objetivo de avaliar se a estrutura do programa (i.e., duração das sessões e atividades, linguagem do material e instrumentos) e o conteúdo são relevantes e adequados para a população-alvo.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68911
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Ana Carvalho.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID