Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/68929
Title: | Projeto «Da conceção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura. Contributos para a operacionalização do modelo multinível |
Author(s): | Ribeiro, Iolanda Viana, Fernanda Leopoldina Cadime, Irene Maria Dias Santos, Sandra Cristina Silva |
Keywords: | Sucesso escolar Projetos de intervenção |
Issue date: | Jul-2019 |
Publisher: | Direção Geral de Educação. Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar |
Citation: | Ribeiro, I., Viana, F. L, Cadime, I., & Santos, S. (2019). Da conceção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura. Contributos para a operacionalização do modelo multinível. In J. Verdasca, A. M. Neves, H. Fonseca, J. A. Fateixa, M. Procópio, & T. Magro-C (Eds.), Relatório PNPSE 2016-2018: Escolas e comunidades tecendo políticas educativas com base em evidências (pp. 144–153). Lisboa: PNPSE/DGE. |
Abstract(s): | O presente relatório é publicado sob a responsabilidade da Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (EM-PNPSE), encarregue, nos termos do ponto 8 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 23/2016, de 24 de março, da implementação, acompanhamento, monitorização e avaliação periódica do Programa, nas suas múltiplas dimensões, com principal enfoque na avaliação de impacto das estratégias localmente definidas e identificadas como relevantes para a promoção do sucesso escolar. Os dados estatísticos de processo foram recolhidos pela EM-PNPSE em plataforma própria. Já os dados estatísticos referentes aos resultados escolares foram fornecidos pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE); os elementos relativos à execução física, financeira e de avaliação de impacto da formação contínua e das medidas dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) pela Direção-Geral de Educação (DGE), pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), pelos Centros de Formação e Associação de Escolas (CFAE), pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH) e pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e respetivas autoridades de gestão. Outros elementos informativos complementares foram diretamente obtidos pela EM-PNPSE com recurso a plataforma própria, sempre que, sobre as variáveis em questão, não existisse informação disponível. O Dossiê de Projetos integra documentos informativos sobre projetos curriculares em curso bem como entrevistas cujo conteúdo é da autoria e responsabilidade das respetivas equipas de coordenação. Agradecimentos: A Estrutura de Missão do PNPSE agradece a todos quantos deram o seu contributo individual ou institucional para a elaboração do presente relatório. |
Type: | Research report |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68929 |
ISBN: | 978-972-742-433-7 |
Publisher version: | https://pnpse.min-educ.pt/node/67 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEC - Relatórios Técnicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório Briteiros.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License