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https://hdl.handle.net/1822/68951
Título: | The impact of upper secondary school expansion on wages: evidence from Brazil |
Autor(es): | Dias, Rafaela Aparecida Henz Ferreira |
Orientador(es): | Veiga, Francisco José Cerejeira, João |
Palavras-chave: | Returns to education Brazil Wages School expansion Retornos para educação Brasil Salários Expansão escolar |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | This work investigates the impact of the Brazilian basic and upper school expansion, which occurred
in the last decades, on the wage´ returns. In order to estimate the Mincer equation, it uses econometric
models that took into account the endogeneity of the explanatory variables, namely, the Instrumental
Variables (IV). It used the enrollment rate on the traditional upper secondary as an instrument.
The database is organized as a panel that goes from 1998 to 2014. Its sources are the School Cesus,
Annual Relation of Social Information, IBGE, and DataSus.
The results point into a diminishing in the returns to education at the tertiary and upper secondary
levels. Because of it, the quality of education is put in check. Once the reduction on the upper secondary
returns shows a non-significant differences face of the most recent years in analysis. Este trabalho investiga o impacto da expansão do sistema de ensino básico e secundário no Brasil, ocorrido nas últimas décadas, nos retornos salariais. Para tal, recorreu-se a modelos econométricos que tivessem em conta a endogeneidade das variáveis explictativas, nomeadamente o método de Variáveis Instrumentais, para estimar um modelo de tipo minceriano, usando como variável instrumental as taxas de matrículas no ensino médio tradicional. A base de dados é um painel que reúne informações do Censo Escolar, Relação Anual de Informações Sociais, IBGE e DataSus, tem início em 1998 e termina em 2014. Os resultados apontam para uma diminuição nos retornos para os trabalhadores com nível de ensino secundário e superior. Assim, a qualidade do sistema de ensino praticado no país é colocado em questão, uma vez que a redução dos retornos do ensino secundário indicam uma diferença não significativa face aos valores dos retornos para o ensino médio nos anos mais recentes da análise. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economics |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68951 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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