Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68951

TítuloThe impact of upper secondary school expansion on wages: evidence from Brazil
Autor(es)Dias, Rafaela Aparecida Henz Ferreira
Orientador(es)Veiga, Francisco José
Cerejeira, João
Palavras-chaveReturns to education
Brazil
Wages
School expansion
Retornos para educação
Brasil
Salários
Expansão escolar
Data2020
Resumo(s)This work investigates the impact of the Brazilian basic and upper school expansion, which occurred in the last decades, on the wage´ returns. In order to estimate the Mincer equation, it uses econometric models that took into account the endogeneity of the explanatory variables, namely, the Instrumental Variables (IV). It used the enrollment rate on the traditional upper secondary as an instrument. The database is organized as a panel that goes from 1998 to 2014. Its sources are the School Cesus, Annual Relation of Social Information, IBGE, and DataSus. The results point into a diminishing in the returns to education at the tertiary and upper secondary levels. Because of it, the quality of education is put in check. Once the reduction on the upper secondary returns shows a non-significant differences face of the most recent years in analysis.
Este trabalho investiga o impacto da expansão do sistema de ensino básico e secundário no Brasil, ocorrido nas últimas décadas, nos retornos salariais. Para tal, recorreu-se a modelos econométricos que tivessem em conta a endogeneidade das variáveis explictativas, nomeadamente o método de Variáveis Instrumentais, para estimar um modelo de tipo minceriano, usando como variável instrumental as taxas de matrículas no ensino médio tradicional. A base de dados é um painel que reúne informações do Censo Escolar, Relação Anual de Informações Sociais, IBGE e DataSus, tem início em 1998 e termina em 2014. Os resultados apontam para uma diminuição nos retornos para os trabalhadores com nível de ensino secundário e superior. Assim, a qualidade do sistema de ensino praticado no país é colocado em questão, uma vez que a redução dos retornos do ensino secundário indicam uma diferença não significativa face aos valores dos retornos para o ensino médio nos anos mais recentes da análise.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economics
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68951
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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