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https://hdl.handle.net/1822/68982
Título: | Information format in the calculation of probabilities by prospective primary school teachers |
Outro(s) título(s): | Formato da informação no cálculo de probabilidades por futuros professores dos primeiros anos |
Autor(es): | Fernandes, José António Goncalves, G. Barros, P. M. |
Palavras-chave: | Probability Information format Prospective primary school teachers Probabilidade Formato da informação Futuros professores dos primeiros anos |
Data: | Jan-2019 |
Editora: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) |
Revista: | Holos |
Resumo(s): | In this article we study the calculation of probabilities performed by prospective primary school teachers, as well as the format of the information that they use in determining these probabilities. Fifty students, prospective primary school teachers, who were attending the second year of the Basic Education Degree course at a university in the north of Portugal participated in the study. Students were assigned several tasks of Probability and Statistics in a formal evaluation context. Only one of these tasks was studied, which involves several types of probability (simple, joint and conditioned probability) and two information formats (absolute frequencies and relative frequencies). In terms of the main obtained results, it is pointed out that the future teachers revealed a limited knowledge of probabilities and a clear preference for the use of the absolute frequencies in the calculation of these probabilities. Neste artigo estuda-se o cálculo de probabilidades realizado por futuros professores dos primeiros anos escolares, bem como o formato da informação a que eles recorrem na determinação dessas probabilidades. Participaram no estudo 50 estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, que na altura se encontravam a frequentar o segundo ano do curso de Licenciatura em Educação Básica numa universidade do norte de Portugal. Aos estudantes foram aplicadas várias tarefas de Probabilidades e Estatística, num contexto de avaliação formal, sendo aqui estudada apenas uma dessas tarefas, a qual envolve vários tipos de probabilidade (probabilidade simples, conjunta e condicionada) e dois formatos de informação (frequências absolutas e frequências relativas). Em termos dos principais resultados obtidos, salienta-se que os futuros professores revelaram um conhecimento limitado de probabilidades e uma preferência clara pelo uso das frequências absolutas no cálculo dessas probabilidades. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68982 |
DOI: | 10.15628/holos.2019.8504 |
ISSN: | 1518-1634 |
e-ISSN: | 1807-1600 |
Versão da editora: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8504 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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