Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/68983

TitleLeitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade
Other titlesReading and interpretation of statistical graphs by 9th grade students
Author(s)Fernandes, José António
Morais, Paula Cristina
KeywordsGráficos estatísticos
Leitura e interpretação
Alunos do 9º ano
Statistical graphs
Reading and interpretation
9th grade students
Issue date2011
PublisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)
JournalEducação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
CitationFernandes, J. A. & Morais, P. C. (2011). Leitura e Interpretação de Gráficos Estatísticos por Alunos do 9º Ano de Escolaridade. Educação Matemática Pesquisa, 13(1), 95-115.
Abstract(s)No presente artigo estuda-se o desempenho de alunos do 9º ano de escolaridade na leitura e interpretação de gráficos estatísticos, enfatizando-se o nível de conclusões que os alunos extraem dos gráficos e os erros e dificuldades que revelam. No estudo participaram 108 alunos do 9º ano, a quem foram aplicadas três tarefas envolvendo a leitura e interpretação de gráficos estatísticos. Em termos de resultados, na globalidade das tarefas verificou-se um fraco desempenho dos alunos e na análise das respostas a partir dos níveis de leitura e interpretação de gráficos de Curcio (1989) verificou-se que no nível “ler os dados” a grande maioria dos alunos respondeu correctamente, enquanto nos níveis “ler entre os dados” e “ler além dos dados” apenas cerca de 1/3 dos alunos ou menos respondeu correctamente.
In this paper we study the performance of 9th grade students in reading and interpretation of statistical graphs, emphasizing the level of conclusions that students draw from the graphs and the mistakes and difficulties that they show. In the study participated 108 students of the 9th grade, to who were applied three tasks involving the reading and interpretation of statistical graphs. In terms of results, there was a poor student performance in the overall tasks and the analysis of responses through the Curcio(1989)’s levels of reading and interpreting graphs found that at the level "reading data" the most students answered correctly, while at the levels "reading between the data" and "reading beyond the data" only about one third or less of the students answered correctly.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68983
ISSN1983-3156
Publisher versionhttps://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5282/4052
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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