Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68985

TítuloTasks proposed by prospective teachers of the first school years to teach probability
Outro(s) título(s)Tarefas propostas por futuros professores dos primeiros anos para ensinar probabilidades
Tareas propuestas por futuros profesores de primeros años escolares para enseñar probabilidades
Autor(es)Fernandes, José António
Gea, María Magdalena
Diniz, Leandro do Nascimento
Palavras-chaveKnowledge to teaching
Primary education
Probability
Prospective teachers
Tasks
Conhecimento para ensinar
Tarefas
Probabilidades
Futuros professores
Primeiros anos escolares
Conocimiento para la enseñanza
Tareas
Probabilidad
Enseñanza básica
DataJan-2019
EditoraAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
RevistaRevista Brasileira de Educação
CitaçãoFernandes, José António, Gea, María Magdalena, & Diniz, Leandro do Nascimento. (2019). Tarefas propostas por futuros professores dos primeiros anos para ensinar probabilidades. Revista Brasileira de Educação, 24, e240039. Epub October 10, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782019240039
Resumo(s)Recently we have witnessed the deepening of the teaching of Probability and Statistics in basic education, where it is important to investigate if the knowledge of prospective teachers is adequate to teach these subjects. 53 students, who were attending the 2nd year of the Bachelor's Degree in Basic Education at a university in Portugal, were asked to solve various questions on probability. We study only the one that refers to the didactic dimension of the prospective teacher's knowledge, when they establish tasks of probability suitable for students of the primary education. In the results obtained, it was found that the majority of participants presented inappropriate tasks to the cognitive level of the students for whom they were intended, and they were generally too difficult and without reference to uncertainty. The tasks were very similar to the learning that the prospective teachers themselves have done under the topic of probability in their previous training.
Recentemente, tem-se visto o aprofundamento do ensino de probabilidades e estatística no ensino básico, e importa investigar se o conhecimento dos futuros professores é adequado para ensinar esses temas. Participaram do estudo 53 estudantes do 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade de Portugal, tendo-lhes sido pedido para resolverem várias questões de probabilidades, sendo aqui estudada apenas aquela que se refere à dimensão didática do conhecimento do futuro professor, quando estabelecem tarefas de probabilidades adequadas para alunos dos primeiros anos. Em termos de resultados obtidos, verificou-se que a maioria dos futuros professores apresentou tarefas nada adequadas ao nível cognitivo dos alunos a quem se destinavam, sendo, em geral, demasiado difíceis e sem fazerem referência à incerteza. As tarefas são muito semelhantes às aprendizagens que os próprios futuros professores realizaram no âmbito do tema de probabilidades.
En la actualidad asistimos a una profundización de la Estadística y la Probabilidad en la enseñanza básica, donde interesa investigar si el conocimiento de los futuros profesores es adecuado para enseñar estos temas. Participaron en el estudio 53 estudiantes de 2.º año de la Licenciatura en Educación Básica de una universidad de Portugal, a los que se pidió que resolvieran varias cuestiones sobre probabilidad. En este trabajo analizamos solo la cuestión que se refiere a la dimensión didáctica del conocimiento del futuro profesor, cuando establecen tareas de probabilidad adecuadas a alumnos de los primeros años de enseñanza básica. En cuanto a los resultados obtenidos, la mayoría de futuros profesores presentaron tareas nada adecuadas al nivel cognitivo de los alumnos a los que estaban destinados, siendo, en general, demasiado difíciles y sin referencia a la incertidumbre. Las tareas son muy semejantes a los aprendizajes que los propios futuros profesores recibieron en el tema de probabilidad.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68985
DOI10.1590/S1413-24782019240039e240039
ISSN1413-2478
e-ISSN1809-449X
Versão da editorahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100233&tlng=pt
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019 Revista Brasileira de Educação.pdf226,43 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID