Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69038
Título: | Avaliação de desempenho por gestão de competências aliada à formação: estudo de caso numa indústria de alumínio |
Outro(s) título(s): | Evaluation of performance by competence management allied to training: case study in an aluminum industry |
Autor(es): | Franco, Elisabete dos Santos |
Orientador(es): | Silva, Guilherme Rego da |
Palavras-chave: | Avaliação de desempenho Formação Gestão por competências Performance evaluation Training Competence management |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio tem como temática central a Avaliação de Desempenho
por Gestão de Competências aliada à Formação, e tem como objetivo analisar todo o processo da
Avaliação de Desempenho e como este se interliga com a Formação numa empresa situada na
zona Norte de Portugal.
De forma mais concreta, procuro compreender se a organização promove a cidadania
organizacional, e torna todo o processo de avaliação de desempenho partilhado e democrático,
isto é, compreender junto das chefias (avaliadores) e colaboradores (avaliados) qual a importância
da Avaliação de Desempenho para a melhoria das competências ou aquisição de novas
competências, qual a perceção de ambos sobre a avaliação de desempenho e por fim, a
pertinência da formação para desenvolver e adquirir novas competências.
O que coloca em destaque as empresas nos dias de hoje é a sua competitividade e
implementação, num mercado cada vez mais globalizado. É desta forma que as empresas para
ganharem um lugar de destaque e se permaneçam competitivas, é importante que possuam
colaboradores motivados, empenhados, que se identifiquem com os valores e a missão da
empresa, mas também que sejam reconhecidos pela própria empresa em que trabalham. This Internship Report has as its central theme the Performance Evaluation by Competence Management combined with Training, and its objective is to analyse the entire Performance Evaluation process and how it interlinks with Training in a company located in the Minho area of Portugal. More specifically, I try to understand whether the organization promotes organizational citizenship, and makes the entire performance assessment process shared and democratic, i.e., to understand with managers (assessors) and employees (assessed) the importance of the Performance Assessment for the improvement of skills or the acquisition of new skills, the perception of both on performance assessment and, finally, the relevance of training to develop and acquire new skills. What makes companies stand out today is their competitiveness and implementation in an increasingly globalized market. It is in this way that companies, in order to gain a prominent place and remain competitive, it is important that they have motivated, committed employees who identify with the values and mission of the company, but also that they are recognized by the company in which they work. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69038 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elisabete dos Santos Franco.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons