Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69051

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, José Antóniopor
dc.contributor.authorCarvalho, Carolina Fernandes depor
dc.contributor.authorCorreia, Paulo Ferreirapor
dc.date.accessioned2021-01-08T01:43:34Z-
dc.date.available2021-01-08T01:43:34Z-
dc.date.issued2011-08-
dc.identifier.citationFernandes, J. A., Carvalho, C. F. & Correia, P. F. (2011). Contributos para a Caracterização do Ensino da Estatística nas Escolas. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), 24(39), 585-606.por
dc.identifier.issn0103-636Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/69051-
dc.description.abstractStatistics has gradually been imposed on the school programs in Portugal and is currently taught in all levels of school. It was in this context of the growing importance of this issue that we considered it relevant to investigate how teaching of statistics has been implemented in classrooms. In this paper, we review the teaching of statistics in compulsory and secondary schools, as it occurs in classrooms, from various studies conducted in northern and central regions of Portugal between 2004 and 2009. In the studies considered, involving students and teachers, data collection included observation and interviews, and the analysis of teaching was based on the four components of professional knowledge of the teacher, according to Batanero, Godino and Roa (2004): epistemic, cognitive, interactional and mediational. Results point to teaching of statistics that is oriented to techniques, and teachers‘ awareness of the current recommendations regarding this topic, which they nonetheless generally do not implement in the classroom.por
dc.description.abstractProgressivamente a Estatística tem vindo a impor-se nos programas escolares portugueses, sendo actualmente estudada em todos os níveis de ensino. Foi neste contexto, em que se assiste a uma crescente importância desta temática, que achámos pertinente investigar como o seu ensino tem vindo a ser implementado nas salas de aula. Neste texto revisita-se o ensino da Estatística no ensino básico e secundário, tal como ocorre nas salas de aula, a partir de vários estudos realizados nas regiões norte e centro de Portugal entre 2004 e 2009. Nos estudos considerados, envolvendo alunos e professores, usaram-se como principais métodos de recolha de dados a observação e a entrevista, e a análise do ensino baseou-se nas quatro componentes do conhecimento profissional do professor, da autoria de Batanero, Godino e Roa (2004): epistémica, cognitiva, mediacional e interaccional. Em termos de resultados do presente estudo salienta-se um ensino da Estatística orientado para as técnicas e o conhecimento por parte dos professores de algumas das recomendações actuais para o seu ensino, que em geral não implementam na sala de aula.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectStatisticspor
dc.subjectCompulsory and secondary schoolingpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectEscolaridade básica e secundáriapor
dc.titleContributions to the characterization of the teaching of statistics in schoolspor
dc.title.alternativeContributos para a Caracterização do Ensino da Estatística nas Escolaspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5109por
oaire.citationStartPage585por
oaire.citationEndPage606por
oaire.citationIssue39por
oaire.citationVolume24por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalBolema: Boletim de Educação Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2011 BOLEMA.pdf1,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID