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TítuloAnalysis of the cognitive demands in probability tasks of primary school textbooks
Outro(s) título(s)Análise de demandas cognitivas nas tarefas de probabilidade propostas em livros didáticos dos primeiros anos de escolarização
Autor(es)Santana, Michaelle R. M. de
Fernandes, José António
Borba, Rute Elizabete de S. R.
Palavras-chaveTextbooks
Tasks
Probability
Primary School
Livros didáticos
Tarefas
Probabilidade
Anos iniciais
DataJun-2020
EditoraUniversidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
RevistaRevista Paranaense de Educação Matemática
CitaçãoSantana, M. R. M., Fernandes, J. A., & Borba, R. E. S. R. (2020) Análise de demandas cognitivas nas tarefas de probabilidade propostas em livros didáticos dos primeiros anos de escolarização. Revista Paranaense de Educação Matemática, 9(18), 243-262.
Resumo(s)Among the didactic materials that shape educational practices, curricular materials, in particular textbooks, play a preponderant role in teaching and learning. The general study goal is to understand how the concept of probability in primary school textbooks is explored. As specific objectives, we highlight: to identify probability tasks present in the books; to verify what cognitive demands are present and to identify the type of random experience involved in the tasks and the type of context in which the tasks were formulated. Four textbooks collections were analysed, approved by the 2016 National Textbook Plan. In the analysis were identified 69 probability tasks in the books from the first to the 5th year, and it was evidenced that the textbooks guide the learning of probability based on the notions of randomness, going through the survey of results of experiments and by the assessment of probabilities. It was also evidenced that the tasks identified in the collections do not contemplate the study of the association between variables, another important aspect in the development of probabilistic thinking. Finally, we verified the predominance of tasks involving simple experiments and formulated in the context of games of chance.
Dos vários materiais didáticos que configuram as práticas educativas, os materiais curriculares, em particular os livros didáticos, desempenham um papel preponderante nos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo geral deste estudo é compreender como é explorado o conceito de probabilidade em livros didáticos dos anos iniciais de escolarização. Como objetivos específicos, salientam-se: identificar as tarefas de probabilidade presentes nos livros; verificar quais demandas cognitivas estão presentes e identificar o tipo de experiência aleatória implicada nas tarefas e o tipo de contexto em que as tarefas foram formuladas. Foram analisadas quatro coleções de livros didáticos, aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático 2016. Na análise foram identificadas 69 tarefas de probabilidade presentes nos livros do 1º ao 5º ano, tendo-se evidenciado que os livros didáticos orientam para a aprendizagem da probabilidade partindo das noções de aleatoriedade, perpassando pelo levantamento dos resultados de experimentos aleatórios e pela avaliação de probabilidades. Evidenciou-se, ainda, que nas tarefas identificadas nas coleções não se contempla o estudo da associação entre variáveis, outro aspecto importante no desenvolvimento do pensamento probabilístico. Finalmente, verificou-se a predominância de tarefas envolvendo experiências simples e formuladas no contexto de jogos de sorte e azar.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69116
DOI10.33871/22385800.2020.9.18.243-262
ISSN2238-5800
Versão da editorahttp://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/2078
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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