Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69117

TítuloSelection and application of graphical and numerical statistical tools by prospective primary school teachers
Outro(s) título(s)Escolha e aplicação de ferramentas estatísticas gráficas e numéricas por futuros professores dos primeiros anos
Autor(es)Fernandes, José António
Freitas, Adelaide
Palavras-chaveStatistical graphs
Statistical measures
Prospective primary school teachers
Gráficos estatísticos
Medidas estatísticas
Futuros professores dos primeiros anos
DataDez-2019
EditoraUniversidade Luterana do Brasil (ULBRA)
RevistaActa Scientiae
CitaçãoFernandes, J. A., & Freitas, A. (2019). Selection and Application of graphical and numerical statistical tools by prospective primary school teachers. Acta Scientiae, 21(6), 82-97.
Resumo(s)Teaching statistics in the early years requires that teachers at this school level develop skills to analyze small collections of data. Given a collection of quantitative data (12 observations), in this paper we looked at how students and prospective primary school teachers select and make appropriate graphs and identify and determine statistical measures suitable for summarizing the data, including the interpretation of the third quartile. The study involved 50 students who were attending the 2nd year of the Basic Education Bachelor’s program at a university in northern Portugal. The collected data correspond to the answers given by the students in a formal examination in a Probability and Statistics course. An analysis of the answers showed that the students had difficulties in both the selection and application of statistical methods, which were more pronounced when they had to identify the appropriate graphs to represent the data and to determine the quartiles and to interpret the third quartile, and less pronounced in the case of determining other statistical measures.
O ensino da Estatística nos primeiros anos de escolaridade requer que os professores desse nível escolar desenvolvam competências de análise de pequenas coleções de dados. Neste artigo, estudamos a habilidade de, perante uma coleção de 12 observações de tipo quantitativo, estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, selecionarem e construírem gráficos adequados e identificarem e determinarem medidas estatísticas convenientes à sumarização dos dados, incluindo a interpretação do 3.º quartil. No estudo participaram 50 estudantes que se encontravam a frequentar o 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica numa universidade do norte de Portugal. Os dados recolhidos correspondem às respostas dadas pelos estudantes numa prova de avaliação formal da disciplina de Probabilidades e Estatística. Em termos de resultados, uma análise das respostas permitiu verificar que os estudantes revelam dificuldades tanto ao nível da escolha como da aplicação dos métodos estatísticos, mais acentuadas quando se tratava de identificar os gráficos adequados para representar os dados, e de determinar os quartis e interpretar o 3.º quartil, e menos acentuadas no caso da determinação de outras medidas estatísticas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69117
DOI10.17648/acta.scientiae.5344
ISSN2178-7727
Versão da editorahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5344
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019 Acta Scientiae_English.pdfenglish version1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir
2019 Acta Scientiae_Português.pdfversão português849,69 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID