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https://hdl.handle.net/1822/69117
Título: | Selection and application of graphical and numerical statistical tools by prospective primary school teachers |
Outro(s) título(s): | Escolha e aplicação de ferramentas estatísticas gráficas e numéricas por futuros professores dos primeiros anos |
Autor(es): | Fernandes, José António Freitas, Adelaide |
Palavras-chave: | Statistical graphs Statistical measures Prospective primary school teachers Gráficos estatísticos Medidas estatísticas Futuros professores dos primeiros anos |
Data: | Dez-2019 |
Editora: | Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
Revista: | Acta Scientiae |
Citação: | Fernandes, J. A., & Freitas, A. (2019). Selection and Application of graphical and numerical statistical tools by prospective primary school teachers. Acta Scientiae, 21(6), 82-97. |
Resumo(s): | Teaching statistics in the early years requires that teachers at this school level develop skills
to analyze small collections of data. Given a collection of quantitative data (12 observations), in
this paper we looked at how students and prospective primary school teachers select and make
appropriate graphs and identify and determine statistical measures suitable for summarizing the
data, including the interpretation of the third quartile. The study involved 50 students who were
attending the 2nd year of the Basic Education Bachelor’s program at a university in northern Portugal.
The collected data correspond to the answers given by the students in a formal examination in a
Probability and Statistics course. An analysis of the answers showed that the students had difficulties
in both the selection and application of statistical methods, which were more pronounced when
they had to identify the appropriate graphs to represent the data and to determine the quartiles
and to interpret the third quartile, and less pronounced in the case of determining other statistical
measures. O ensino da Estatística nos primeiros anos de escolaridade requer que os professores desse nível escolar desenvolvam competências de análise de pequenas coleções de dados. Neste artigo, estudamos a habilidade de, perante uma coleção de 12 observações de tipo quantitativo, estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, selecionarem e construírem gráficos adequados e identificarem e determinarem medidas estatísticas convenientes à sumarização dos dados, incluindo a interpretação do 3.º quartil. No estudo participaram 50 estudantes que se encontravam a frequentar o 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica numa universidade do norte de Portugal. Os dados recolhidos correspondem às respostas dadas pelos estudantes numa prova de avaliação formal da disciplina de Probabilidades e Estatística. Em termos de resultados, uma análise das respostas permitiu verificar que os estudantes revelam dificuldades tanto ao nível da escolha como da aplicação dos métodos estatísticos, mais acentuadas quando se tratava de identificar os gráficos adequados para representar os dados, e de determinar os quartis e interpretar o 3.º quartil, e menos acentuadas no caso da determinação de outras medidas estatísticas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69117 |
DOI: | 10.17648/acta.scientiae.5344 |
ISSN: | 2178-7727 |
Versão da editora: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5344 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019 Acta Scientiae_English.pdf | english version | 1,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
2019 Acta Scientiae_Português.pdf | versão português | 849,69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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