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https://hdl.handle.net/1822/69156
Título: | Mundos (in)compreendidos: o papel da educação de adultos e intervenção comunitária na área da doença mental |
Outro(s) título(s): | (Mis)understood worlds: the role of adult education and community intervention in the area of mental illness |
Autor(es): | Costa, Susana |
Orientador(es): | Martins, Custódia |
Palavras-chave: | Doença mental Educação de adultos Empoderamento Intervenção comunitária Adult education Community intervention Empowerment Mental illness |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente projeto desenvolve-se no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em
Educação, na área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, do
Instituto de Educação, da Universidade do Minho. O projeto “Mundos (In)compreendidos: o papel
da Educação de Adultos e Intervenção Comunitária na área da doença mental” decorreu no Serviço
de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), da Instituição Particular de Solidariedade
Social (IPSS) Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL). O público-alvo
é constituído por 10 pessoas, 3 homens e 7 mulheres, com doenças mentais. Por esta via, a
temática de investigação foi perceber qual poderia ser o contributo da Educação de Adultos e
Intervenção Comunitária na área da doença mental, frequentemente circunscrita à Psicologia e à
Psiquiatria. Assente no paradigma da complexidade e desenvolvido numa metodologia de
investigação-ação participativa, a finalidade deste projeto foi a construção de um programa de
intervenção que promovesse o empoderamento do público-alvo. Os objetivos gerais centraram-se
em promover o desenvolvimento de competências a nível cognitivo, instigar o desenvolvimento de
competências a nível físico e psicológico e, por fim, efetivar a inclusão social dos participantes.
Como forma de ir ao encontro dos resultados da avaliação diagnóstica (formal e informal) e dos
objetivos definidos agrupamos as atividades em três categorias, nomeadamente, atividades que
não configuram intervenção direta com o público-alvo, atividades individuais e atividades em grupo.
Ao longo do processo, os resultados evidenciaram o papel preponderante que a Educação de
Adultos e Intervenção Comunitária pode ter na intervenção com pessoas com doenças mentais,
na medida em que as aprendizagens e competências adquiridas foram bastante significativas e
concorreram para a promoção da participação e do empoderamento do público-alvo. This project was developed as part of the Master’s in Education professional internship, specialization in Adult Education and Community Intervention, from the Institute of Education, University of Minho. The project “(Mis)Understood Worlds: The Role of Adult Education and Community Intervention in the area of mental illness” took place at the Social Assistance and Support Service (SAAS) of the Association for the Development of Local Communities (ADCL), a Private Institution for Social Solidarity (IPSS). The target audience consisted of 10 people, 3 men and 7 women, with mental illness. The research aimed to understand the contribution of Adult Education and Community Intervention in the area of mental illness, often limited to Psychology and Psychiatry. Based on the complexity paradigm and developed with a participatory action research methodology, the purpose of this project was to construct an intervention program to promote the empowerment of the target audience. The general objectives were to promote the development of cognitive competences, to stimulate the development of competences at physical and psychological levels and, finally, to accomplish the social inclusion of participants. In order to meet the results of the diagnostic evaluation (formal and informal) and the defined objectives, we grouped the activities into three categories, namely, activities that do not constitute direct intervention with the target audience, individual activities and group activities. Throughout the process, the results highlighted the leading role that Adult Education and Community Intervention can play in intervention with people with mental illness. The learning and skills acquired were very significant and promoted the participation and empowerment of the target audience. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69156 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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