Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69214

TítuloWorld-class universities? A dimensão social na mobilidade internacional de estudantes
Autor(es)Sousa, José Vieira de
Borges, Rovênia Amorim
Afonso, Almerindo Janela
Palavras-chaveWorld-class
Mobilidade estudantil
Educação superior
Desigualdades
Brasil
Data2019
EditoraSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
RevistaInvestigar em Educação
CitaçãoSousa, J. V.; Borges, R. A. & Afonso, A. J. (2019). World-Class universities? A dimensão social na mobilidade internacional de estudantes. Investigar em Educação - IIª Série, 9/10, 229-244
Resumo(s)O objetivo deste texto é refletir sobre o conceito de world-class universities. Embora não exista na literatura acadêmica uma definição amplamente aceite do conceito de worldclass universities, ele é aqui adotado para designar as instituições no topo dos rankings internacionais em determinadas áreas do conhecimento (embora esse critério mereça, noutra oportunidade, ser criticamente discutido). Tudo indica que a intensificação dos processos de globalização que atingem as universidades em todo o mundo está a moldar muitas delas para um perfil altamente seletivo e competitivo, como sugere a designação classe mundial. Para a análise deste complexo cenário de mudanças na educação superior, convocamos o conceito de campo de Pierre Bourdieu e alguns pressupostos pós-coloniais/descoloniais para perceber como a hegemonia eurocêntrica está a se reconfigurar numa época de maior circulação de estudantes de diferentes culturas, ideias e visões de mundo. Os mecanismos que fomentam a competitividade institucional por estudantes internacionais implicam novos desafios para o avanço da dimensão social na educação superior, em diferentes regiões do mundo, sejam mais centrais ou mais periféricas em relação às grandes economias do conhecimento. Dados estatísticos sobre os rankings mundiais dessas universidades corroboram a análise de autores internacionais de que as world-class universities são também aquelas que possuem o inglês como língua materna, estão situadas no Norte Ocidental e se inserem em economias avançadas, perspetiva que compromete, em última análise, a dimensão social (e a igualdade de oportunidades) da mobilidade internacional a partir do Sul Global, como é o caso, aqui considerado, dos estudantes brasileiros.
The purpose of this paper is to reflect on the concept of world-class universities. Although there is no widely accepted definition of world-class universities in the academic literature, it is here adopted to designate institutions at the top of international rankings in certain areas of knowledge (although this criterion deserves to be critically discussed). It seems that the intensification of globalization processes affecting universities around the world is shaping many of them into a highly selective and competitive profile, as the world-class designation suggests. For the analysis of this complex scenario of changes in higher education, we call upon the conceptual field of Pierre Bourdieu and some postcolonial assumptions to understand how Eurocentric hegemony is being reconfigured in an era of greater circulation of students from different cultures, ideas and visions of the world. The mechanisms that foster institutional competitiveness by international students imply new global challenges for the advancement of the social dimension in higher education in different regions of the world, either more central or more peripheral to the major knowledge economies. Statistical data on the world rankings of these universities corroborate the analysis of international authors that the worldclass universities are also those who have English as their mother language, are located in the North-Western Global and are inserted in advanced economies. This is a conclusion that, in a final analysis, perspires the social dimension (and equal opportunities) of international mobility from the Global South, as in the case, here considered, of Brazilian students.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69214
ISSN1645-7587
e-ISSN2183-1793
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
world-class universities.pdf140,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID