Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69422

TítuloConhecimentos de Matemática básica de graduandos nos anos iniciais de Engenharia: desafios, fragilidades e enfrentamentos possíveis
Outro(s) título(s)The basic math knowledge of undergraduates in the early years of Engineering: challenges, weaknesses and potential struggles
Los conocimientos de Matemática básica de graduandos en los años iniciales de Ingeniería: los desafíos, las fragilidades y los enfrentamientos posibles
Autor(es)Oliveira, Lucas Duarte
Ramos, Tiago Clarimundo
Carneiro, Joaquim A. O.
Landi Júnior, Salmon
Palavras-chaveFração
Trigonometria
Aprendizagem
Engenharia
Ensino Superior
Fraction
Trigonometry
Learning
Engineering
College Education
Fracciones
Trigonometría
Aprendizaje
Ingeniería
Enseñanza Superior
Data17-Dez-2020
EditoraUniversidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação
RevistaBoEM: Boletim online de Educação Matemática
CitaçãoOliveira, L. D., Ramos, T. C., Carneiro, J. A. S. A. O., & Júnior, S. L. (2020). Conhecimentos de Matemática básica de graduandos nos anos iniciais de Engenharia: desafios, fragilidades e enfrentamentos possíveis. Revista BOEM, 8(16), 134-152
Resumo(s)Este trabalho tem como principal objetivo analisar o modo como uma turma de 38 estudantes de Engenharia dos anos iniciais responde a problemas elementares de Matemática envolvendo os conteúdos de frações e trigonometria. No momento da pesquisa, todos os participantes cursavam uma disciplina obrigatória da área de Física, numa instituição da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no Sudoeste de Goiás. Os dados foram obtidos por via da aplicação de um questionário composto de quatro questões abertas. Com base nas análises realizadas, há indícios de que os estudantes, na sua maioria inscritos no 2º ou 4º período do referido curso, apresentam sérias dificuldades na resolução de problemas matemáticos de nível básico, principalmente nas questões de natureza mais interpretativa. Conclui-se que essa grave realidade educacional constatada na instituição investigada requer o desenvolvimento de medidas urgentes, tais como a ampliação dos projetos de ensino, a adequação do número de estudantes por turma, entre outros investimentos que de algum modo sejam acrescidos aos esforços desenvolvidos pelos professores em contexto de sala de aula visando a mitigação de lacunas formativas básicas destes estudantes.
This article has as main objective to analyze how a class of 38-Engineering students from the first years of their study cycle responds to elementary problems in Mathematics involving content of fractions and trigonometry. At the time of the research, all participants were attending a compulsory curricular unit in the area of Physics at an institution of the Federal Network of Education, Science and Technology, in the Southwest of Goiás. The data was obtained through the application of a questionnaire consisting of four open questions. Based on the analysis, there is some evidence that students, most of them enrolled in the 2nd or 4th term of the course, presents serious difficulties in solving mathematical problems at a basic level of difficulty, mainly in topics of a more interpretative nature. One may conclude that this serious educational reality evidenced in this investigated institution requires the development of urgent actions, such the expansion of teaching projects promoting a suitable adjustment in the number of students per class, among other investments that, in some way, could be added to the teachers’ efforts in the classroom context to mitigate these students' basic training gaps
Este trabajo trae como principal objetivo analizarla manera como un grupo de 38 estudiantes de Ingeniería de los años iniciales responden a problemas elementales de Matemática, involucrando los contenidos de fracciones y trigonometría. En el momento de la pesquisa, todos los participantes cursaban una disciplina obligatoria del área de Física, en una institución de la Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, en el Sudoeste del estado de Goiás. Los datos fueron obtenidos a partir de la aplicación de un cuestionario compuesto de cuatro cuestiones abiertas. Desde los análisis realizados, fueron encontrados indicios de que los estudiantes, inscriptos, en su mayoría, en el segundo o cuarto periodo del referido curso, presentan serias dificultades con la resolución de problemas matemáticos de nivel básico, especialmente en las cuestiones de naturaleza más interpretativa. Así, se concluye que esa grave realidad educacional constatada en la institución investigada requiere el desarrollo de medidas urgentes, tales como la ampliación de los proyectos de enseñanza, la adecuación del número de estudiantes por clase, entre otras inversiones que, de alguna manera, se sumarán a los esfuerzos realizados por los profesores en el contexto del clase para la mitigación de las brechas en la formación básica de estos estudiantes
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69422
DOI10.5965/2357724X08162020134
ISSN2357-724X
Versão da editorahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/issue/view/804
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CDF - GRF - Artigos/Papers (with refereeing)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista BOEM_Texto do artigo-70223-1-10-20201209.pdf508,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID