Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/69486

TitleHumanizar os cuidados: norma de orientação clínica para uma unidade de cuidados intensivos
Author(s)Oliveira, Iolanda Marlene Martins de Sousa
Advisor(s)Encarnação, Paula
Candeias, Analisa
KeywordsEnfermagem
Humanização dos cuidados
Norma de orientação clínica
Pessoa em situação crítica
Nursing
Critical person
Humanisation of care
Standard of clinical practice
Issue date2020
Abstract(s)O presente relatório enquadra-se no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, na Unidade Curricular de Estágio e Relatório Final ou Dissertação de Natureza Aplicada II. Cimentado por uma componente teórica, um dos objetivos deste relatório é descrever e refletir as atividades e intervenções desenvolvidas durante a evolução do estágio, analisando de forma crítico-reflexiva os saberes desenvolvidos na prática clínica bem como as competências adquiridas enquanto futura enfermeira especialista em enfermagem médico-cirúrgica. A realização do estágio numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP), bem como o desenvolvimento de um trabalho de projeto fundamentado pela metodologia de projeto suportaram o desenvolvimento destas competências. Neste enquadramento, o desenvolvimento de competências em contexto de estágio numa UCIP centrou-se nos domínios da prestação de cuidados, da formação, da gestão e da investigação, em concordância com as competências do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. No domínio da prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e família pudemos integrar competências técnicas, científicas, humanas e relacionais, sustentadas numa base ética. Os estudos de casos clínicos, as pesquisas de literatura científica e o debate com os profissionais do serviço, proporcionaram o desenvolvimento de estratégias face aos problemas encontrados. Sustentámos a sua organização e documentação através do Processo de Enfermagem. No domínio da formação estivemos envolvidas em diversas atividades que considerámos terem contribuído para a melhoria do desempenho profissional e para a uniformização dos cuidados. Paralelamente, permitiram uma atualização sistemática e o aperfeiçoamento dos conhecimentos e capacidades, imposta pelos avanços constantes da ciência e da tecnologia. No domínio da gestão, a utilização eficiente dos recursos existentes, com o fim de alcançar a máxima qualidade com o menor consumo de recursos, foi primordial na prestação de cuidados. Das atividades que desenvolvemos neste domínio destacamos a colaboração na gestão dos recursos humanos e materiais, gestão do risco clínico e, perante situações complexas, a aplicação dos feixes de intervenção da prevenção da infeção. No domínio da investigação, o ambiente criado numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) aliado ao elevado desenvolvimento tecnológico em que as ações são sustentadas nos seus princípios põe em tese a prática do cuidado humano e, portanto, da temática da humanização dos cuidados. Esta, é uma situação complexa, vivenciada pelos enfermeiros da UCIP onde estagiámos, que expressaram sentir uma necessidade de transformação no sentido da melhoria dos cuidados de enfermagem que prestam. Assim, tivemos como objetivo: desenvolver uma Norma de Orientação Clínica (NOC) centrada na humanização de cuidados numa Unidade de Cuidados Intensivos, assente na metodologia de projeto. Pretendemos com esta NOC sensibilizar os enfermeiros para uma prática de cuidados centrados nas necessidades da pessoa em situação crítica e sua família e, deste modo, permitir uma postura ativa de forma a prestar cuidados mais humanizados, holísticos e eticamente sensíveis a fim de promover a saúde e o bem-estar da pessoa em situação crítica e família, tendo em conta as suas reais e potenciais necessidades. A elaboração deste relatório permitiu-nos evidenciar, analisar e refletir as aprendizagens adquiridas através da exposição das atividades realizadas para a consecução dos objetivos previamente traçados. Concluído este percurso, considerámos que foram desenvolvidas as competências do enfermeiro especialista e acreditámos, no futuro, sermos capazes de prestar cuidados especializados na área de enfermagem médico-cirúrgica, assente numa prática humanizadora, refletida e baseada na evidência científica.
This report falls within the scope of the Master´s Degree in Nursing for People in Critical Situation, in the Internship Curricular Unit and Final Report or Dissertation of an Applied Nature II. Cemented by theorical component, one of the goals of this report is to describe and reflect about the activities and interventions developed during the evolution of the Internship Curricular Unit, analysing in a critical-reflexive way the knowledge developed in the clinical practice as well as the skills acquired as future specialist nurse in medical-surgical nursing. The accomplishment if the internship in a Multipurpose Intensive Care Unit (MICU), as well as the development of a project based on the Project Methodology, supported the development of these skills. In this context, the development of skills in the context of an internship at the MICU focused on the domains of care, training, management and research, in accordance with the skills of the specialist nurse in medical-surgical nursing. In the sphere of providing care to people in critical situations and family, we were able to integrate technical, scientific, human and relational skills, supported on an ethical basis. Clinical cases studies, the research of scientific literature and debate with the professionals from the department, provided the development of strategies for the problems found. We supported its organisation and documentation through the Nursing Process. In the area of training, we have been involved in several activities, which we considered that have contributed to the improvement of professional performance and the standardization of care. Parallelly, they allowed a systematic update and improvement of knowledge and skills, imposed by constant advances in science and technology. In the management field, the efficient use of the existing resources, in order to achieve maximum quality with the lowest consumption of resources, was primordial in the provision of care. From the all activities developed in this domain, we highlight the collaboration in the management of human and material resources, clinical risk management and, face to complex situations, the application of infection prevention intervention bundles. In the domain of research, the environment created in an Intensive Care Unit (ICU) combined with the high technology development in which the actions are based on its principles, underlines the practice of human care and therefore the theme of humanisation of care. This is a complex situation, experienced by ICU professionals, who expressed to feel a need for transformation in order to improve the care they provide. Thus, we had as goal: develop a Clinical Guidance Standard (CGS) focused on the humanisation of care in an Intensive Care Unit, according to the project work methodology, based on the assumptions of the AGREE II Instrument. With that, we intend to sensitise nurses to a care practice, focused on the needs of the critical person and their family and, therefore, allow an active posture in order to provide more humanised, holistic and ethically sensitive care, to promote, autonomously and independently, the health and well-being of the person in critical situation condition and their family, taking in account their real and potential needs. The elaboration of this document allowed us to emphasise, analyse and reflect the knowledge acquired through the exposure of the activities carried out to achieve the objectives previously set. We believe that the skills of the specialist nurse were developed, and we consider, in the future, to be able to provide specialised care in the medical-surgical nursing area, based on a humanising and reflected practice and based on scientific evidence.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69486
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
ESE-CIE - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations

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