Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69545
Título: | Potenciar a integração sénior em contexto de centro de dia |
Outro(s) título(s): | Enhance senior integration in day care context |
Autor(es): | Rêgo, Paulo Jorge da Cunha |
Orientador(es): | Casulo, José Carlos de Oliveira |
Palavras-chave: | Envelhecimento ativo Animação sociocultural Qualidade de vida Intervenção comunitária Active aging Socio-cultural animation Quality of life Communitary intervention |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente projeto de investigação/intervenção designado ”Potenciar a integração sénior em
contexto de Centro de Dia”, versa sobre o estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação,
área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, da Universidade do Minho,
realizado na valência de centro de dia da Casa do Areal, em Braga.
Devido ao aumento contínuo da população idosa no nosso país, torna-se importante repensar as
políticas e infraestruturas que façam dos nossos idosos cidadãos ativos e participativos na sociedade,
valorizando as suas experiências adquiridas ao longo da vida e, acima de tudo, melhorar a sua qualidade
de vida.
A finalidade do projeto de intervenção/ investigação é a promoção do envelhecimento ativo,
promovendo o bem-estar e qualidade de vida dos participantes com base nas metodologias inerentes ao
paradigma qualitativo, tendo como fio condutor o paradigma de investigação-ação participativa e a
animação sociocultural.
O relatório apresenta a seguinte estrutura: Introdução; Enquadramento Contextual do Estágio
(capítulo I); Enquadramento Teórico da Problemática do Estágio (capitulo II); Enquadramento
Metodológico do Estágio (capítulo III); Apresentação e Discussão do Processo de
Intervenção/Investigação (capitulo IV). Seguem-se as Considerações finais, a Bibliografia (incluindo
webgrafia) os Apêndices e Anexos.
No final deste projeto de intervenção, os resultados obtidos pelos principais intervenientes, foram
claramente positivos, uma vez que as atividades desenvolvidas permitiram-lhes, momentos de convívio,
lazer, reflexão e alegria, proporcionando-lhes maior motivação e uma melhoria da qualidade de vida. This investigation/intervention project entitled “Enhance senior integration in Day Care context” is the result of an internship that was developed in the Master in Education, Adult Education and Community Interventions, by the University of Minho. This assignment was held at the day care center of Casa do Areal in Braga. Due to the continuous increase of the elderly population in our country, it becomes essential rethink in the policies and infrastructures services that can make the elderly population to be more active and involved in the society, valuing the experiences that the elderly acquired throughout their life-long and, above all the things, how can be possible to improve their quality of life. The main objective of this intervention / research project is to promote the activity of the elderly people, fostering the well-being and quality of life of the participants based on methodologies that are inherent to the qualitative paradigms, having as a guiding thread the participatory action-research paradigm and sociocultural animation. The report has the following structure: Introduction; Internship Contextual Framework (Chapter I); Theoretical Framework of the Internship Problematic (Chapter II); Methodological Framework of the Internship (Chapter III); Presentation and Discussion of the Intervention / Investigation Process (Chapter IV). Following are the Final Considerations; Bibliography (includes webgraphy); Appendices and Attachments. At the end of this intervention project, the results obtained by the main stakeholders were clearly positive, since the activities developed allowed them moments of leisure, pleasure, reflection and joy, providing them with greater motivation and an improved quality of life. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69545 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paulo Jorge da Cunha Rego.pdf | Relatório de Estágio | 11,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons