Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69555
Título: | Apoio pedagógico em contexto hospitalar: a perspetiva dos professores de um hospital pediátrico em Portugal |
Autor(es): | Silva, Rosilene Gonçalves Martins, Cristina Araújo Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Pedagogia hospitalar Criança hospitalizada |
Data: | 2020 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Silva, R.G., Martins, C.A. & Carvalho, G.S. (2020) Apoio pedagógico em contexto hospitalar: a perspetiva dos professores de um hospital pediátrico em Portugal. In: Anastácio, Z., Carvalho, G.S. & Battisti, I. (Orgs.) 7.º Congresso Internacional em Saúde: Contextos e Problemáticas Emergentes – Programa e Livro de Resumos. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho. p.90 |
Resumo(s): | O apoio pedagógico em contexto hospitalar possibilita às crianças hospitalizadas a continuidade de estudos e a manutenção dos vínculos escolares, garantindo o direito de continuar aprendendo e se desenvolvendo em face do adoecimento, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e propício às aprendizagens significativas. Neste estudo objetivou-se conhecer a estrutura organizativa e o trabalho educacional desenvolvido em meio hospitalar, bem como, identificar a perceção dos profissionais de educação sobre o atendimento escolar hospitalar. Desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa, com realização de análise documental e estudo de caso numa instituição hospitalar do Porto. Neste trabalho, apresentamos as perceções dos profissionais da educação que atuam no apoio pedagógico às crianças hospitalizadas, bem como, relatamos os dados de observação participante realizada no âmbito das ações educativas desenvolvidas no Hospital. O Hospital Pediátrico oferece apoio educativo às crianças e jovens de 06 a 19 anos, por meio de professores do Ministério da Educação. Os professores atuantes no contexto hospitalar enfrentam desafios de elevada complexidade, que lhes exigem competências, habilidades e atitudes para atender as necessidades individuais e coletivas das crianças e dos familiares, além de interações com a escola de origem e as equipas do Hospital. O apoio pedagógico oferecido às crianças exige do professor o desenvolvimento de apoio educativo individualizado, condições especiais de avaliação, adaptação curricular e utilização de recursos e equipamentos especiais. As falas dos professores revelam um profundo envolvimento com as necessidades emocionais e socioeducativas das crianças e o enfrentamento de grandes desafios diários na condução de processos educativos que atendam as especificidades e necessidades de cada criança. O estudo revela a importância do apoio pedagógico e da atuação dos profissionais da educação com a criança em contexto hospitalar e pretende contribuir para sensibilização na promoção de políticas públicas em prol do direito à educação da criança hospitalizada. |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69555 |
ISBN: | 978-972-8952-66-2 |
Versão da editora: | https://congressos.leading.pt/link/nb2hi4dthixs6y3pnztxezltonxxgltmmvqwi2lom4xha5bpizuwg2dfnfzg64zpgiydembpg4stemcdjfjs6nzfgiygg2ltfzygizwcu5ggs3tlykttgnjwha2ti |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
7CIS_ApoioPedagHospital.pdf | 122,68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons