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TítuloCooperação e regulação da aprendizagem numa abordagem CLIL: uma experiência no ensino de inglês no 1º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Cooperation and regulation of learning within a CLIL approach: an experience in teaching english in the 1st cycle of basic education
Autor(es)Silva, Carina Sofia Oliveira da
Orientador(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveAbordagem CLIL
Cooperação
Ensino de Inglês a crianças
Regulação da aprendizagem
CLIL approach
Cooperation
Self - corregulation learning
Teaching english to children
Data2020
Resumo(s)O presente relatório de estágio insere-se no Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. Visa descrever e avaliar um projeto de investigação-ação intitulado Cooperação e regulação da aprendizagem numa abordagem CLIL: Uma experiência no ensino de Inglês no 1ªCiclo do Ensino Básico. O projeto tinha os seguintes objetivos: conhecer as perceções e atitudes iniciais das crianças relativas à aprendizagem da língua inglesa e à abordagem CLIL; promover competências de aprendizagem cooperativa no âmbito de atividades de CLIL; promover a competência de aprender a aprender com foco na auto/corregulação em atividades de CLIL; avaliar o potencial da aprendizagem cooperativa e da auto/corregulação no desenvolvimento de uma abordagem CLIL. O projeto foi iniciado numa turma de 3º ano, com continuidade no 4º ano, numa escola do concelho de Vila Nova de Famalicão, e desenvolveu-se em duas fases: a análise de contexto, que incluiu a recolha de dados sobre a escola, a turma e as perceções dos alunos através do preenchimento de um questionário inicial; a implementação de atividades de cooperação e auto/corregulação no âmbito da abordagem CLIL, já usada na escola. Os alunos foram recetivos às atividades realizadas e pode concluir-se que uma abordagem CLIL pode ser enriquecida com momentos de trabalho cooperativo e de auto/corregulação, o que reforça a sua autonomia. Sugere-se, com base nos dados recolhidos, que o ensino de Inglês a crianças integre práticas de cooperação e de regulação que potenciem a sua confiança, motivação, interesse e sucesso na escola.
This practicum report is part of the Master in Teaching English for Primary School at the University of Minho. It describes and evaluates an action research project entitled Cooperation and regulation of learning within a CLIL approach: An experience in teaching English in the first Cycle of Basic Education. The project objectives were: to identify children’s perceptions and attitudes towards English language learning and CLIL; to promote cooperation in a CLIL approach; to promote learning to learn competences with a focus on self/co-regulation in a CLIL approach; to assess the potential of cooperative learning and self/co-regulation in a CLIL approach. This project was initiated in a class of 3rd graders with continuity in the 4th grade, in school in Vila Nova de Famalicão, and it was developed in two stages: context analysis, which included the collection of data about the school, the class and the students’ perceptions through an initial questionnaire; the implementation of cooperation and self/co-regulation activities within a CLIL approach, already used in the school. The students were receptive to the activities and the experience shows that CLIL can be enriched through cooperation and self/co-regulation, which enhances learners’ autonomy. Based on the data collected, it is suggested that teaching English to children should include cooperation and self/co-regulation practices that foster their confidence, motivation, interest and success at school.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69721
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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