Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69792

TítuloDesenvolvimento de manipulativos digitais para criação colaborativa de histórias
Autor(es)Sampaio, Tiago Pires Antunes
Orientador(es)Soares, Filomena
Sylla, Cristina Maria Santos Moreira Silva
Palavras-chaveManipulativos digitais
Sistemas ubíquos
Narrativas
Interfaces tangíveis
Digital manipulatives
Ubiquitous systems
Narratives
Tangible interfaces
Data2020
Resumo(s)Manipulativos Digitais são objetos físicos, embutidos com computação, que podem ser usados para manipular informação digital, por forma a tornar mais natural a interação entre utilizador e máquina. Este novo paradigma de interação tem impacto em áreas diversificadas, permitindo uma interação com o meio físico transposto para um meio virtual. Com a constante evolução tecnológica há várias abordagens a este tipo de sistemas, o que os torna únicos. A par com os desenvolvimentos tecnológicos, existem também diversos trabalhos sobre o desenvolvimento de Manipulativos Digitais que visam investigar o seu efeito na aprendizagem de crianças. No âmbito deste tipo de estudos, têm sido desenvolvidos Manipulativos Digitais para serem usados por crianças do ensino pré-escolar e básico, revelando-se a recetividade das crianças deste nível de ensino ao uso deste tipo de sistema, bem como a contribuição positiva do uso destes manipulativos para o desenvolvimento de capacidades cognitivas e competências sociais. O presente trabalho de dissertação de Mestrado teve como ponto de partida o projeto Mobeybou - Moving Beyond Boundaries — Designing Narrative Learning In the Digital Era [http://mobeybou.comil. O projeto Mobeybou pretende contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre o potencial dos Manipulativos Digitais (DM) na aprendizagem e socialização de crianças pequenas, através da construção colaborativa de narrativas digitais e, ao mesmo tempo, investigar seu potencial para promover multiculturalismo entre os utilizadores. Neste contexto, o objetivo do trabalho centrou-se no desenvolvimento de um sistema físico de deteção de peças, embutidas com eletrónica, que permitem a manipulação de conteúdos digitais, nomeadamente, a criação colaborativa de narrativas, revelando-se uma ferramenta bastante útil para o desenvolvimento de competências em crianças, em estudos efetuados.
Digital Manipulatives are physical objects, embedded with computation, which can be used to manipulate digital information, in order to make the interaction between user and machine more natural. This new interaction paradigm has an impact on various areas, allowing a very natural interaction with the virtual environment through physical manipulation. With the constant technological evolution, there are several approaches to this type of systems, which makes them unique. Along with technological developments, there are also several works on the development of Digital Manipulatives that aim to investigate its effect on children's learning. Within the scope of this type of studies, some Digital Manipulatives have been developed to be used by children in pre- and primary school, revealing children's receptivity to these type of systems, as well as the positive contribution of the use of these manipulatives for the development of cognitive and social skills. This Master's dissertation was developed within the Mobeybou project - Moving Beyond Boundaries -Designing Narrative Learning in the Digital Era l'http://mobeybou.comil. The Mobeybou project aims to contribute to the development of knowledge about the potential of Digital Manipulatives (DM) in the learning and socialization of young children, through the collaborative construction of digital narratives and, at the same time, investigating their potential to promote multiculturalism among users In this context, the objective of this work focused on the development of a physical system for detecting pieces, embedded with electronics, which allow the manipulation of digital content, namely, the collaborative creation of narratives, proving to be a very useful tool for the development of these skills in children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores (área de especialização em Tecnologias Sistemas de Informação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69792
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Tiago Pires Antunes Sampaio.pdf14,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID