Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70061

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Bento Duartepor
dc.contributor.authorRamos, Altinapor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.contributor.authorBento, Marcopor
dc.date.accessioned2021-02-04T14:23:01Z-
dc.date.available2021-02-04T14:23:01Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSilva, B. D., Ramos, M. A., Lencastre, J. A., & Bento, M. (2020). Utilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo. In Patrícia Lupion Torres (org.) Ciência, Inovação e Ética: tecendo redes e conexões para a produção do conhecimento (pp. 331-357). Curitiba: SENAR-PR.por
dc.identifier.isbn978-85-7565-109-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/70061-
dc.description.abstractO presente texto se baseia nos resultados do projeto ERASMUS+ denominado Bringing life into the classroom: innovative use of mobile devices in the educational process (BLIC & CLIC)1, que abordou o uso de dispositivos móveis em contexto educativo para o desenvolvimento de competências digitais de estudantes e professores de escolas do Ensino Básico (3o. ciclo) e Secundário2 de seis países europeus: Portugal, Grécia, Itália, Polônia, Romênia e Turquia. O estudo permitiu diagnosticar a realidade sobre o uso de dispositivos móveis em contexto educativo das escolas envolvidas no projeto BLIC & CLIC, nomeadamente: (i) perceber qual a utilização pedagógica das tecnologias móveis feita pelos professores, e (ii) compreender suas opiniões sobre essa mesma utilização. Esse diagnóstico, realizado por meio de um questionário na fase inicial do projeto (março e abril de 2017), foi utilizado para desenhar um kit de aplicativos (Apps) para os professores e, simultaneamente, planos de aula para o uso pedagógico desses Apps, planos esses que foram posteriormente implementados e avaliados. Passado um ano, perto da finalização do projeto (maio e junho de 2018), foi novamente aplicado o questionário para verificar se houve evolução no pensamento e na ação dos professores em relação aos objetivos propostos.por
dc.description.sponsorshipProject full title: Bringing Life into the Classroom: innovative use of mobile devices in the educational process; Project number: 2016-1-RO01-KA201-024659; Funding: EU’s programme ERASMUS+por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSENAR-Pr.por
dc.relation2016-1-RO01-KA201-024659por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectCompetências digitaispor
dc.subjectErasmus+por
dc.subjectInovação pedagógicapor
dc.titleUtilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativopor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage331por
oaire.citationEndPage357por
oaire.citationConferencePlaceCuritiba, Brasilpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleCiência, Inovação e Ética: tecendo redes e conexões para a produção do conhecimentopor
oaire.versionCVoRpor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020_LIVRO_Agrinho_Silva_Ramos_Lencastre_Bento.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID