Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70323

TítuloCultural intelligence, individual adjustment, and school engagement: is there a connection?
Outro(s) título(s)Inteligência cultural, ajustamento individual e envolvimento académico: há uma ligação?
Autor(es)Martins, Joana Isabel Araújo
Orientador(es)Rosário, Pedro
Palavras-chaveCultural intelligence
Academic engagement
Adjustment
Higher education
Inteligência cultural
Envolvimento acadêmico
Ajustamento
Ensino superior
Data2020
Resumo(s)Industrialization allows societies to be connected, promoting cultural exchanges between individuals from different cultural backgrounds. These exchanges create new and unprecedented multicultural environments, namely in educational settings. This exposes students’ to environments that appeal to their cultural and educational abilities simultaneously. However, there is limited research examining the relationships that exist between cultural factors and educational outcomes. The current study examined data provided by 509 undergraduates from Portuguese universities. Data analysis reported a relationship between cultural intelligence and perceived social competence on academic engagement, mediated by academic work adjustment. Our findings report the urgent need to promote cultural factors in higher education settings insight of enhancing educational outcomes like academic engagement. Psychoeducational implications derived from the present study are discussed.
A industrialização permite a aproximação de sociedades, promovendo trocas culturais entre indivíduos que apresentam históricos culturais diferentes. Estas trocas criam ambientes multiculturais novos, nomeadamente na área da Educação. Este fenómeno expõe os estudantes a ambientes que apelam, simultaneamente, ás suas competências culturais e educacionais. No entanto, investigação sobre a relação entre fatores culturais e educacionais ainda é escassa. O presente estudo examinou dados referentes a 509 estudantes do ensino superior de universidades portuguesas. A análise de dados reportou uma relação entre a inteligência cultural e a competência social percebida sobre o envolvimento académico, mediado pelo ajustamento ao trabalho académico. Os nossos resultados reportam uma urgente necessidade de promover fatores culturais no ensino superior a fim de melhorar consequências educacionais, nomeadamente o envolvimento académico. As implicações psicoeducacionais derivadas do estudo são discutidas.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70323
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Joana Martins.pdf754,84 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID