Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70326

TítuloAvaliação do temperamento aos 13 e aos 24 meses através do relato do educador: validação da versão portuguesa do Infant Characterístics Questionnaire
Autor(es)Magalhães, Carla
Dias, Pedro
Carneiro, Alexandra
Soares, Isabel
Rangel-Henriques, Margarida
Marques, Sofia
Baptista, Joana
Palavras-chaveValidação
Temperamento
Infância
Avaliação
Validation
Temperament
Infancy
ssessment
Data2010
EditoraUniversidade Católica Editora
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Resumo(s)São apresentados dois estudos de validação do Infant Characteristics Questionnaire (ICQ; Bates, Freeland & Lounsbury, 1979) para a população portuguesa, junto de educadores de crianças entre os 11 e os 20 meses de idade (Estudo 1) e educadores de crianças entre os 21 e os 32 meses de idade (Estudo 2). No primeiro estudo foi avaliada uma amostra de conveniência de 289 bebés e, no segundo, uma amostra de conveniência de 398 crianças. O objectivo dos estudos foi a avaliação das qualidades psicométricas deste instrumento. Os estudos permitiram alcançar soluções factoriais adequadas para o ICQ, a partir do relato dos educadores. Os níveis de consistência inter- na das dimensões obtidas são, no geral, satisfatórios.
This article presents two validation studies of the Infant Characteristics Questionnaire (ICQ; Bates, Freeland & Lounsbury, 1979), to the Portuguese population. Data was collected among preschool teachers of children aged between 11 and 20 months (Study 1) and preschool teachers of children aged between 21 and 32 months. Study 1 used a convenience sample of 289 babies and Study 2 a convenience sample of 398 children. The aim of both studies was the assessment of the psychometric qualities of this instrument. These studies allowed the identifi cation of adequate factorial solutions for each age group. The levels of internal consistency are, in general, satisfactory.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70326
DOI10.34632/investigacaoeducacional.2010.3325
ISSN1645-4006
e-ISSN2182-4614
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Magalhaes et al. 2010.pdf73,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID