Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70332

TítuloAnálise de custos numa empresa da indústria automóvel
Outro(s) título(s)Cost analysis in an automotive industry company
Autor(es)Campos, Pedro Miguel Vidal
Orientador(es)Afonso, Paulo
Palavras-chaveAnálise de desvios
Avaliação de desempenho
Custos padrão
Dashboard
Sistemas de custeio
Costing systems
Deviation analysis
Performance evaluation
Standard costs
Data2020
Resumo(s)Num mercado cada vez mais globalizado, onde a concorrência passa a ter escala global, a procura pelas melhores práticas é fundamental e, com isso, a necessidade de conseguir prever e antecipar os custos com a maior eficácia e exatidão possível tornou-se vital para as organizações. Pois, uma boa estimativa dos custos influencia diretamente o desempenho de uma empresa, isto porque a sobrestimação pode resultar em perda de clientes, enquanto que a subestimação pode levar a perdas financeiras para a empresa. O processo de controlling surge como um elemento fundamental nas organizações, permitindo fazer a ligação entre os objetivos da gestão e a sua execução ao nível mais produtivo, prevenindo a ocorrência de situações indesejáveis que possam desviar a empresa dos objetivos estabelecidos, e por outro lado, promovendo ações que permitam atingir esses mesmos objetivos. No presente projeto de investigação pretende-se apresentar e fazer a distinção entre uma abordagem ao custeio do produto numa perspetiva financeira e uma abordagem ao custeio do produto do ponto de vista produtivo. Para tal, será estudada a metodologia de custeio utilizada pela empresa em estudo, bem como um novo software de custeio do produto, que permite obter a visão do custeio do ponto de vista produtivo. Neste projeto de investigação, recorreu-se à metodologia de investigação estudo de caso com o objetivo de analisar o atual modelo de custeio da Bosch Car Multimedia, onde se realizou um mapeamento do sistema de custeio da empresa, bem como uma análise de desempenho de algumas das suas rubricas. Paralelamente, criou-se um dashboard de apoio à análise de desvios de custo do produto final. Por outro lado, analisou-se uma nova ferramenta de custeio do produto, denominada TcPCM. Através da análise ao sistema de custeio verificou-se que este adota o comportamento de um sistema de custos padrão, demonstrando-se um sistema bastante capaz na previsão dos custos. Contudo, quando se desdobra o sistema de custeio nas suas respetivas rubricas, verifica-se que, em uma análise mais pormenorizada, isto é, ao nível dos Profit Centers, Overheads e Part Numbers, existem maiores discrepâncias provocadas pela metodologia de imputação utilizada na distribuição dos custos. Como se comprovou para a rubrica MAT Risks, quando se observa o total dos custos da rubrica, verifica-se uma diferença entre os custos planeados e os custos reais de 7.8%, mas ao nível dos Profit Centers encontram-se diferenças expressivas em alguns Profit Centers, de 56% ou 66.2%. Por sua vez, testou-se um diferente indutor de custos para a rubrica dos Fretes, o qual permite uma melhor distribuição dos custos pelos Profit Centers. Por fim, sendo o acompanhamento dos desvios de custo um processo importante, dotou-se o departamento de controlling com um dashboard, que possibilita um acompanhamento dos desvios de custo de forma prática e eficiente.
In an increasingly globalized market, in which competition is on a global scale, the search for best practices is fundamental and, as such, the need to be able to predict and anticipate costs with the greatest possible efficiency and accuracy has become vital for organizations. A good cost estimation has a direct bearing on the performance of a firm, as overestimation can result in loss of customers, whereas underestimation may lead toward financial losses to the company. The controlling process emerges as a fundamental element in organizations, allowing the connection between management objectives and their execution at the highest productive level, on the one hand preventing the occurrence of undesirable situations that may detour the company from the established objectives and, on the other hand, promoting actions which allow organizations to reach those same objectives. The present research project intends to present, and distinguish between, an approach to product costing from a financial viewpoint and an approach to product costing from a productive one. To this end, the costing methodology used by the company under study will be analysed, as well as a new product costing software, which allows the acquisition of the costing view from a productive perspective. In this research project, the research methodology used was the case study with the aim to analyze the current Bosch Car Multimedia costing model, where a mapping of the company’s costing system was performed, as well as a performance analysis of some of its headings. In parallel, a dashboard was created to support the cost deviations analysis of the final product. Lastly, a new product costing tool, called TcPCM, was analyzed. Through the costing system analysis, it was found that it adopts the behavior of a standard cost system, demonstrating a very capable system in cost prediction. However, when the costing system is broken down into its respective headings, it appears that in a more detailed analysis, that is, at the level of Profit Centers, Overheads and Part Numbers, there are greater discrepancies caused by the allocation methodology used in the distribution of costs. As was verified for the MAT Risks heading, when the total costs of the heading are observed, there is a difference between the planned costs and the real costs of 7.8%, but at the level of the Profit Centers there are significant differences in some Profit centers, of 56% or 66.2%. In turn, a different cost inducer was tested for the freight heading, which allows a better distribution of costs among the Profit Centers. Lastly, since the monitoring of cost deviations is an important process, the controlling department was equipped with a dashboard, which make it possible to monitor cost deviations in a practical and efficient way.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70332
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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