Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70339

TítuloGestão do design aliado ao empreendedorismo na indústria têxtil
Autor(es)Silva, Sílvia Adelaide Oliveira e
Orientador(es)Marques, António Dinis
Palavras-chaveEmpreendedorismo
Gestão do design
Competências
Modelo de negócio
Ferramentas de gestão do design
Inovação
Entrepreneurship
Design management
Skills
Business model
Management tools
Innovation
Textile industry
Data2020
Resumo(s)Este estudo surge da necessidade de compreender de que forma é que os domínios da área de gestão do design podem de facto ser úteis para a sobrevivência de instituições e para o sucesso de novos empreendedores. O empreendedorismo, assim como design, possui filosofias de negócio similares como o foco nos desejos e necessidades dos consumidores. Contudo, num mundo tão globalizado, é importante investir no design como fator competitivo uma vez que este permite transformar criatividade em valor. A gestão pode ser definida de modo simplificado como o controlo, a coordenação, a metodologia e planeamento do trabalho de profissionais de modo eficiente. Por sua vez, o design pode ser definido pela inovação, criatividade e originalidade. O valor de design baseia-se na incessante busca de solucionamento de problemas e na construção de vantagens competitivas pela diferenciação. O design no âmbito organizacional desenvolve numa empresa melhoria na comunicação, maior produtividade e estimula inovação proporcionando um ambiente de trabalho produtivo e eficiente. Assim sendo, a gestão do design resume-se como a coordenação e controlo do trabalho de profissionais de diferentes áreas, no planeamento organizacional e desempenha o papel intermediário comunicativo dos vários intervenientes de uma organização. Apresenta-se aqui como vantagem competitiva por integrar de forma construtiva a gestão do design ao nível estratégico (intenção estratégica e cultura organizacional), ao nível tático (gestão de projetos) e ao nível operacional (realização e execução de projetos). Quando aplicado como processo antecipado, garante uma adaptação antecipada ao que o mercado procura criando ajustes necessários no processo. A fusão dos dois polos, empreendedorismo e gestão do design, resulta na combinação perfeita do agente transformador e do agente criativo e pró-ativo. Empresas com um modelo de negócio sólido, bem estruturado e definido, têm maior probabilidade de ter sucesso. Dada a sua importância, a realização de uma análise de conteúdo de diferentes ferramentas, métodos e modelos de negócio utilizados por gestores de design é necessária para que seja coletada informação suficiente para que futuros empreendedores adquiram habilidades suficientes para um negócio de sucesso nomeadamente na indústria têxtil.
This study arises from the need to understand how areas of design management can indeed be useful for the survival of institutions and for the success of new entrepreneurs. Entrepreneurship, as well as design, has similar business philosophies as the focus on consumer desires and needs. However, in such a globalized world, it is important to invest in design as a competitive factor since it enables creativity to be transformed into value. Management can be defined in a simplified way as the control, coordination, methodology and planning of professionals' work efficiently. In turn, design can be defined by innovation, creativity and originality. The value of design is based on the incessant search for problem solving and the construction of competitive advantages through differentiation. The design in the organizational scope develops in a company an improvement in communication, greater productivity and stimulates innovation generating a more productive and efficient work environment. Thus, design management is summarized as the coordination and control of the work of professionals from different areas in organizational planning and plays the communicative intermediary role of the various players in an organization. It presents itself here as a competitive advantage for constructively integrating design management at the strategic level (strategic intent and organizational culture), at the tactical level (project management) and at the operational level (project implementation and execution). When applied as an anticipated process, it ensures an early adaptation to what the market is looking for, creating necessary adjustments in the process. The merger of the two poles, entrepreneurship and design management, results in the perfect combination of the transforming agent and the creative and proactive agent. Companies with a solid, well-structured and defined business model are more likely to succeed. Given its importance, an analysis of the content of different tools, methods and business models used by design managers is necessary to collect enough information for future entrepreneurs to acquire sufficient skills for a successful business namely in the textile industry.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70339
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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