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https://hdl.handle.net/1822/70581
Título: | Avaliação do ciclo de vida de diferentes soluções construtivas em ambientes marítimos agressivos: aplicação ao viaduto do terminal petroleiro do porto de Leixões |
Autor(es): | Sá, Carlos Miguel Gomes de |
Orientador(es): | Matos, José C. Camões, Aires |
Palavras-chave: | Ambiente marítimo Viaduto Ciclo de vida Durabilidade Custo Maritime environment Viaduct Life cycle Durability Cost |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O ambiente marítimo é um dos meios mais agressivos a que as infraestruturas podem
estar expostas. Este tipo de exposição afeta de forma severa a durabilidade das mesmas
caso não sejam tomadas as devidas precauções para atenuar as consequências decorrentes
deste tipo de ambiente.
Na execução de novas estruturas um dos fatores mais importantes para o Projetista e para
o Cliente é o fator custo/durabilidade. Neste sentido pretende-se fazer um estudo de duas
soluções estruturais bem como, uma análise dos respetivos ciclos de vida, para o viaduto
do terminal de petroleiros do porto de Leixões, em Portugal, uma vez que a estrutura atual
chegou ao fim do seu ciclo de vida após 50 anos. Será então dimensionada uma solução
de vigas pré-fabricadas e pré-esforçadas em betão armado com uma laje em betão armado
e uma outra solução em vigas metálicas com uma laje em betão armado. A nova estrutura
será projetada seguindo o que está prescrito nos regulamentos atuais, de onde se espera
atingir um tempo de vida útil de 100 anos.
É esperado que deste estudo se consiga chegar a uma solução que seja economicamente
viável para a substituição do viaduto e onde se consiga atingir o tempo de vida útil
esperado de 100 anos com o menor custo possível. The maritime environment is one of the most aggressive for infrastructures. This type of exposure affects severely the durability of any infrastructure, if proper preventive measures are not taken into account. In the construction of new structures one of the most important factors to take into account is the ratio cost / durability. This way, it is intended to make a study of two different structural solutions, as well as an analysis of their life cycles, for the viaduct of the oil tanker terminal of port of Leixões, in Portugal, since the current structure has reached the end of its life cycle after 50 years. It will be then designed a solution of precast and prestressed reinforced concrete beams with a reinforced concrete slab, and another solution with steel beams with a reinforced concrete slab. The new structure will be designed according to current regulations, which are developed in a way that such structures should reach a service life of 100 years. It is expected that this study will be able to provide a solution that is economically viable for the replacement of the viaduct, and where it is possible to reach the expected life time of 100 years with the lowest possible cost. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/70581 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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