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TítuloAplicação do método AHP na seleção de subcontratados
Outro(s) título(s)Application of AHP method in subcontractors selection
Autor(es)Fernandes, Ana Sofia Mesquita
Orientador(es)Nunes, Manuel Lopes
Palavras-chaveAHP
Indústria têxtil
Processo de seleção
Subcontratação
Outsourcing
Selection process
Textile industry
Data2020
Resumo(s)A subcontratação é uma prática que se evidencia pelas vantagens que lhe são inerentes, bem como o apoio estratégico organizacional que representa. A redução de custos e o foco na qualidade do fornecimento de produtos são os aspetos mais referenciados pela literatura, sendo que as empresas estão cada vez mais conscientes do impacto que terceiros representam na sua cadeia de abastecimento e, assim, a posição competitiva não pode ser sustentada sem uma base de fornecedores competentes. Estes aspetos em conjunto com a complexidade do mercado, levam a que o processo de seleção de subcontratados seja encarado de uma forma mais séria e ponderada, assumindo-se como uma decisão de cariz estratégico baseada em atributos qualitativos e quantitativos. As preferências dos consumidores evoluíram no âmbito da responsabilidade social e ambiental, o que resulta no reposicionamento e ajuste da indústria têxtil nacional em ordem a incluir estes atributos na avaliação de empresas parceiras. Este contexto justifica a adoção de modelos multicritério na seleção de fornecedores, devido à multidimensionalidade das variáveis e critérios a considerar. Da literatura conclui-se que existe uma grande diversidade de metodologias desenvolvidas em ordem a apoiar a tomada de decisão em regime de subcontratação, sendo que estas devem ir de encontro à realidade e requisitos de cada organização. No caso da indústria têxtil nacional, a incorporação de aspetos qualitativos é essencial, dado que a maioria das empresas se encontram bem estabelecidas no mercado, com relações estratégias entre elas. No presente trabalho é proposta uma metodologia de seleção de subcontratados, baseada na sua ordenação, para uma empresa da indústria têxtil. A metodologia é sustentada no método AHP e foi desenvolvida através de uma folha de cálculo automatizada de forma a obter rapidamente os resultados pretendidos. Os atributos utilizados na avaliação dos subcontratados foram indicados pela administração da empresa e vão de encontro às expectativas dos decisores, o que torna o método fidedigno. Com este trabalho de investigação conclui-se que o estudo na área das práticas de seleção e avaliação de subcontratados se encontra bastante avançado, dada a variedade de ferramentas desenvolvidas pela literatura. No entanto, empresas de menor dimensão que recorrem ao mercado pela sua escassez de recursos internos, não possuem qualquer tipo de ferramenta que auxilie na tomada de decisão, sendo que esta é essencialmente baseada em aspetos qualitativos.
Outsourcing is defined as an organizational practice that is evidenced by its advantages and the organizational strategic support that provides. Cost reduction and the focus on quality of products are the most referenced aspects in the literature. Therefore, companies are more aware to the impact that third parties represent in their supply chain, so the competitive position cannot be sustained without a competent supplier base. The market complexity among these features results in a serious and thoughtful approach to supplier selection, which reflects its strategic nature with quantitative and qualitative criteria. Consumer preferences have evolved towards social and environmental responsibility. This context justifies the adoption of multicriteria models because they have provided decision-makers with the best solutions for the complex problems of dealing with several criteria. The literature is well developed in this research area and this is reflected in a significant diversity of methodologies. They are developed to support decision in subcontractor’s selection. However, the methods must meet the reality and needs of the companies. The incorporation of qualitative criteria in Portuguese textile industry is essential because organizations are well strategically established in the market. In this research it is proposed a methodology to select and order subcontractors in the textile industry. The method is based on AHP and was developed using an automated spreadsheet in order to get quickly results. The evaluation criteria were indicated by the company’s management and therefore their requirements are achieved. With this research it is concluded that the study in the area of subcontractor’s selection and evaluation practices is quite advanced and there are various tools developed by the literature. However, smaller companies that turn to the market because of scarcity of resources do not apply subcontractor selection process and mostly incorporate qualitative aspects.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70711
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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