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TítuloA estratégia de marketing político da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista nas redes sociais: a análise das eleições legislativas de 2019
Autor(es)Baptista, Abigail Oliveira
Orientador(es)Antunes, Sandrina
Palavras-chaveMarketing político
Estratégias de comunicação
Redes sociais
Funções comunicativas
Campanha eleitoral
Political marketing
Communication strategies
Social media
Communicative functions
Electoral campaign
Data2020
Resumo(s)O presente relatório de estágio tem como objetivo analisar as funções comunicativas presentes na estratégia de comunicação da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista (FDP PS) nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, durante o período oficial de campanha eleitoral para as eleições legislativas de 2019 em Portugal, que decorreu entre 22 de setembro e 4 de outubro desse ano. Partindo de um modelo de análise próprio inspirado nos contributos de Schneider e Foot (2005) e de Massuchin e Tavares (2016), e mediante a aplicação de uma análise de conteúdo qualitativa das 346 publicações feitas nas redes sociais durante o período de análise, este estudo procurou identificar as funções comunicativas informar, envolver, conectar e mobilizar, e as respetivas características, utilizadas na comunicação da FDP PS nas suas redes sociais. Os resultados mostram que as funções com mais expressão em todas as redes sociais analisadas são conectar e/ou envolver, devido à predominância de publicações de agenda sobre as ações de campanha, que são complementadas com características de inclusão de links, menção de candidatos a deputados e apoio de eleitores. O peso das funções informar e mobilizar foi pouco significativo no total das publicações das três redes sociais.
This internship report aims to analyse the political marketing strategies used by the Socialist Party Porto District Federation (FDP PS) on social networks during the Portuguese legislative election campaign of 2019. More particularly, by means of a qualitative content analysis of 346 publications made on social networks (Facebook, Instagram and Twitter), and drawing on the theoretical model of Schneider and Foot (2005) and Massuchin and Tavares (2016), the purpose of this research is to assess the production practices employed by the Socialist Portuguese Party to perform the communicative functions, (i.e, inform, involve, connect and mobilize) as part of their communication characteristics on online social networks. The findings show that connect and/or involve functions are the most prominent functions across all social networks due to the predominance of calendar publications. Moreover, the latter were complemented with characteristics of including links, mention of candidates and voter support. Conversely, this research demonstrates that the presence of information and mobilizing functions were almost insignificant in the overall publications across all social networks.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciência Política
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70735
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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