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TítuloO passadiço de madeira de Haninge (Suécia): projeto, construção e estudos paramétricos.
Autor(es)Barros, Jorge Filipe Barroso
Orientador(es)Branco, Jorge M.
Crocetti, Roberto
Palavras-chavePontes e passadiços pedonais
Estruturas de madeira
Comportamento estrutural
Análise dinâmica e de encurvadura
Geometria dos tirantes
Footbridges
Timber structures
Structural efficiency
Dynamic
Buckling
Hangers geometry
Data2017
Resumo(s)A presente dissertação tem como principal propósito incentivar a construção de pontes e passadiços pedonais de madeira. Para isso, são apresentados os pontos mais importantes a ter em conta antes, durante e após a construção destas estruturas. Inicialmente, de forma cronológica, apresenta-se um estudo sobre a evolução histórica das pontes pedonais em madeira no que diz respeito às tipologias estruturais, aos materiais utilizados e à evolução tecnológica. Nesta resenha, sempre que possível, abordam-se os exemplos existentes em Portugal. De seguida, apresenta-se um levantamento das soluções estruturais e dos materiais utilizados nas mais recentes pontes e passadiços pedonais de madeira. Também as normas e as recomendações de projeto disponíveis são analisadas e discutidas. Depois deste levantamento do estado do conhecimento, é apresentado e descrito o passadiço de Haninge, recentemente construído na Suécia, adotado como caso de estudo desta dissertação. Analisa-se a sua tipologia estrutural, o processo construtivo adotado e o seu comportamento estrutural incluindo a sua resposta dinâmica. Nesta dissertação é estudado o efeito da utilização de tirantes em V na ligação do arco ao tabuleiro do passadiço de Haninge. Para esta análise foram avaliados diversos parâmetros a ter em conta numa estrutura deste tipo, como os esforços presentes no arco, os modos de vibração e a encurvadura. Para a realização do estudo paramétrico, foram comparados os esforços presentes no arco da estrutura em estudo com uma estrutura de referência, de modo a compreender as vantagens da alteração da geometria dos tirantes. Neste estudo foi incluída a análise do comportamento dinâmico da estrutura e de encurvadura decorrente de ambas as soluções estruturais em estudo. Como conclusão do estudo paramétrico elaborado, é de referir que a utilização de tirantes em V no passadiço de Haninge traz consideráveis vantagens para o seu comportamento estrutural.
The main objective of the present dissertation is to promote the construction of bridges and footbridges in wood. To that end, in this work are indicated the most important issues to be taken into account before deciding to build these structures. Initially, and chronologically, a study about the historical evolution of footbridges made out of wood is presented. This study concerns itself with the types of structures, the materials used and the technologic evolution. In this review, whenever possible, reference is made to the existing examples in Portugal. Then continue by presenting a research carried out about the structural solutions and materials used in the more recent wooden bridges and footbridges. In addition, the regulations and recommendations of the project available are analysed and discussed. After the research of the state of the art, the Haninge’s footbridge, recently built in Sweden, is presented, described and adopted as the case study for this dissertation. Its structural typology and building process are analysed as well as its dynamic response. In this dissertation it is studied the application of V shaped fastenings in the connection of the arch to the deck of Haninge’s footbridge. For this analysis, several parameters that must be taken into account in a structure of this type were evaluated, such as the strains present in the arch, the vibration modes and the buckling. For the parametric study to be conducted, the strains present in the arch of the studied structure were compared to those of a reference structure, so as to understand the advantages of changing the geometry of the fasteners. In this study it is also included the analysis of the dynamic behaviour of the structure and the length of the buckling stemming from both studied structural solutions. As a conclusion of the conducted parametric study, it should be mentioned that the application of V shaped fastenings in the Haninge’s footbridge brings considerable advantages to its structural behaviour.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70794
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEC - Dissertações de Mestrado

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Dissertação Jorge Filipe Barroso Barros.pdf6,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

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