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TítuloNigel Farage nas campanhas eleitorais para o Parlamento Europeu de 2014 e 2019: eurocético e/ou populista?
Outro(s) título(s)Nigel Farage nas campanhas eleitorais para o Parlamento Europeu de 2014 e 2019: eurocético e - ou populista?
Autor(es)Coutinho, Ana Helena Varela do Vale Barros
Orientador(es)Brandão, Ana Paula Lima Pinto de Oliveira Almeida
Antunes, Sandrina
Palavras-chaveParlamento Europeu
Eleições europeias
Euroceticismo
Populismo
UKIP
Brexit party
Campanhas eleitorais
Reino Unido
European Parliament
European elections
Euroscepticism
Populism
Election campaigns
United Kingdom
Data2020
Resumo(s)Na última década a União Europeia (UE) experimentou múltiplas crises e um dos efeitos foi o desenvolvimento de partidos eurocéticos e populistas. Entendemos que seria importante elaborar uma distinção mais precisa sobre partidos eurocéticos e populistas, uma vez que consideramos que há partidos que são classificados como eurocéticos, mas que, na realidade adotam uma abordagem populista nas suas campanhas eleitorais. Partindo desta constatação, o objetivo desta tese é demonstrar que Nigel Farage, um líder partidário britânico comumente referenciado como ‘eurocético’, ganhou as eleições parlamentares europeias de 2014 e 2019 recorrendo a uma abordagem populista de direita. Para tal, partimos dos pressupostos teóricos da teoria do Issue Salience e procedemos à análise de conteúdo de 16 discursos e 1 manifesto de partido da autoria de Farage na liderança de dois partidos, UKIP (2014) e Brexit (2019). Os resultados desta análise permitiram-nos concluir que este líder partidário soube adequar os seus discursos às especificidades dos contextos vividos em 2014 e 2019 para vencer as duas eleições. Assim, e contrariamente àquilo que a literatura refere, os resultados desta investigação confirmaram que Nigel Farage adotou uma abordagem populista de direita como estratégia para ganhar as eleições parlamentares europeias de 2014 e 2019, embora não tenha descurado totalmente uma abordagem eurocética de direita nos dois momentos eleitorais.
In the last decade, the European Union (EU) has experienced multiple crises which have contributed to instil the proliferation of Eurosceptic and Populist parties. Having said that and because we believe that many parties that are traditionally known as being Eurosceptic engage in Populist discourses to rip electoral benefits, we have decided to have a closer look at the under-explored relationship between Eurosceptic and populist claims in parties that are labelled as being ‘Eurosceptic’. Based on this assumption, the purpose of this thesis is to demonstrate that Nigel Farage, a British party leader traditionally known as 'Eurosceptic', has relied on right-wing populist claims to win European Parliamentary elections in 2014 and 2019. In order to do so, we will draw on the Issue Salience theoretical framework and we will conduct a qualitative content analysis of 16 speeches and 1 party manifesto of Nigel Farage while in the leadership of two parties, UKIP (2014) and Brexit (2019). The results of this research have allowed us to conclude that Nigel Farage has embraced right-wing populist claims and, hence, adjusted his speeches to the specificities of the contexts experienced in 2014 and 2019 to win both elections. Hence, and contrary to what the literature says, we were able to confirm that Nigel Farage took a right-wing populist stance to win European parliamentary elections in 2014 and 2019, even though he has not totally neglected right-wing Eurosceptic claims.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciência Política
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70813
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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